Comissão de Acessibilidade destaca aprovação de projetos

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Gilberto Alves (PSD), discutiu 14 projetos de lei, dos quais sete tiveram pedidos de vista e sete foram aprovados. Também distribuiu para análise mais oito propostas. Estavam presentes na reunião que aconteceu na tarde dessa terça-feira (13), na Sala das Comissões da Casa, os vereadores Jayme Asfora (sem partido), Aerto Luna (PSB) e Rodrigo Coutinho (SD).

O presidente da Comissão de Acessibilidade destacou o PL 101/19 de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que propõe faixa exclusiva nos semáforos  para motociclistas, à frente dos veículos. Gilberto Alves disse que a ideia da proposta é preservar a faixa de pedestre e criar um bolsão de proteção aos motociclistas e motonautas, sendo uma forma de proteção e segurança para todos. “Tivemos outras propostas sobre patinetes, bicicletas e outros meios de transporte muito em voga e que nós já estamos discutindo aqui na Comissão”.

O presidente destacou ainda a existência de propostas para melhorar a acessibilidade de deficientes visuais. Mas, ressaltou que há diversos projetos de lei caminhando no mesmo sentido e por se tratar de tema específico, os membros da Comissão acharam por bem pedir vistas para que possam ser melhor analisados e discutidos. Lembrou ainda que, por se tratar de temas bem específicos, a Comissão deverá convidar especialistas para aprofundar a questão e receber sugestões no sentido de aprimorar as medidas.

 

Em 13.08.2019 às 18h25.

registrado em: gilberto alves