Comissão de Acessibilidade e Mobilidade analisa projetos e agenda reuniões temáticas

Durante a reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, dois projetos de lei foram aprovados, cinco distribuídos e três pareceres analisados. Os vereadores Jayme Asfora (PMDB), Rodrigo Coutinho (SD) e Gilberto Alves (PSD) participaram do encontro no final da tarde de hoje, 3.

A primeira matéria aprovada foi o de nº 5/2017, de autoria do vereador Romerinho Jatobá (PROS), que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que operam o serviço de transporte público convencional do Recife a cumprir a capacidade máxima de lotação, a qual será de acordo com o número de assentos mais 50% desse número para os usuários que ficam em pé.

O segundo projeto que recebeu parecer favorável é o de autoria do vereador Jayme Asfora (PLO 2/017)que trata sobre a livre parada e estacionamento para os veículos particulares de oficiais de justiça lotados na Comarca do Recife. Segundo o projeto, o tempo limite para a permanência na vaga pelo veículo particular do oficial de justiça será de até 01 (uma) hora diária contínua no mesmo local, podendo ser prorrogada desde que comprovada a demora no cumprimento da diligência, desde que esta não seja ocasionada pelo próprio Oficial.

Outro momento da reunião foi o anúncio de duas reuniões temáticas. Uma será realizada no dia 17/05 com a ida da Comissão ao Instituto Pelópidas Silveira e, no dia 31/05, será a vinda do arquiteto Francisco Cunha à Câmara para apresentar um estudo sobre as calçadas do Recife. “Será uma apresentação aberta a todos os vereadores e espero trazer essa discussão, que já esta implantada na sociedade, como um todo para a Casa. Já a visita ao Instituto Pelópidas Silveira é para debatermos sobre o grande estudo com a pesquisa de origem e destino que irá embasar o plano de mobilidade. Estamos antecipando porque esta é uma demanda da sociedade e não podemos ficar de braços cruzados. E o que a Comissão pretende fazer é ir em busca dos que estão estudando e produzindo materiais que são importantes para a acessibilidade e mobilidade no Recife”, explicou o presidente da Comissão, vereador Gilberto Alves.

Em 03.05.17 às 17h50.