Comissão de Acessibilidade e Mobilidade recebe arquiteto Francisco Cunha
Defensor de conceitos como o da caminhabilidade, que indica a medida do bem estar urbano por meio da experiência do pedestre na cidade, Cunha defendeu que o transporte a pé deve ser priorizado pelos gestores públicos. “Se entendermos que o deslocamento é feito diariamente por pessoas que andam a pé, de transporte coletivo e em veículos individuais motorizados, temos um composto. E esse composto deveria dar destaque à mobilidade a pé, porque junto com as pessoas que usam a calçada por conta do transporte coletivo, representa a grande maioria das pessoas que fazem deslocamento nas cidades brasileiras. Infelizmente, essas pessoas não são consideradas adequadamente pelas políticas públicas relacionadas à mobilidade e nem nos planos de mobilidade.”
O movimento Olhe Pelo Recife – Cidadania a Pé foi criado no fim de 2016, a partir de uma atividade do Observatório do Recife que promoveu 14 caminhadas pela cidade. De acordo com Francisco Cunha, a palestra na Câmara possibilita um diálogo positivo com o poder público. "No final de 2016 entendemos que deveríamos transformar essa atividade do Observatório em um movimento que pudesse expor o ponto de vista do pedestre, desse agente do trânsito que e responsável pela maioria dos deslocamentos e infelizmente e desconsiderado. Essa oportunidade de discutir aqui na Câmara é muito importante porque nos coloca em articulação com poder público municipal Legislativo, que é parte integrante da discussão de uma melhor mobilidade para os recifenses."
Presidente da comissão, o vereador Gilberto Alves (PSD) ressaltou a necessidade do Poder Legislativo ouvir a sociedade civil. “Foi uma reunião muito importante. Tem uma série de pessoas e entidades que militam nesse setor e que estão preocupadas com o espaço da calçada para o pedestre. Entendemos que era necessário trazer essa discussão para dentro da Câmara. A Comissão de Mobilidade do Recife tem o papel de discutir não só as questões formais e legais que tramitam aqui na Casa, mas também de trazer a sociedade para discutir com a gente. E esse tema mexe com a vida de todo mundo.”
Segundo o parlamentar, a palestra desta quarta-feira serviu também para dar início às discussões sobre o Plano de Mobilidade da cidade, que deve ser votado até o ano que vem. “Entendemos que esse debate vem como uma prévia de uma grande discussão que vem mais adiante, quando chegar a este poder o Plano de Mobilidade do Recife, a lei que vai guiar todos os espaços da mobilidade e da acessibilidade do Recife. Estamos tentando adiantar essa discussão.”
O encontro reuniu diversos vereadores da Câmara do Recife. Além de Gilberto Alves, esteve presente o vice-presidente do grupo, o vereador Jayme Asfora (PMDB), além do vereador Rodrigo Coutinho (SD), membro efetivo. Os vereadores membros suplentes da comissão Carlos Gueiros (PSB) e Júnior Bocão (PSDB) também compareceram, bem como os vereadores Eriberto Rafael (PTC) e Wanderson Florêncio (PSC).
Em 31.05.2017, às 19h07