Comissão de Direitos Humanos discute nomeação de agentes administrativos escolares

Um grupo de representantes dos aprovados no concurso realizado pela Prefeitura do Recife para o cargo de agentes administrativos escolares em 2014 foi recebido pela Casa de José Mariano nesta segunda-feira (12). Eles participaram de uma reunião na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara para cobrar as nomeações de 195 aprovados – o concurso prescreve em janeiro de 2019.

De acordo com a presidente da comissão, a vereadora Michele Collins (PP), o Poder Legislativo buscou intermediar o debate entre a Prefeitura e os concursados. Os agentes administrativos escolares são responsáveis por funções operacionais e de documentação nas unidades de ensino. “Nosso objetivo é fazer esse diálogo entre a Prefeitura e as pessoas que fizeram esse concurso há quatro anos e que expira agora em janeiro. Nós queremos que a Prefeitura convoque os aprovados a tomar posse, pois eles passaram no concurso e estão esperando. Dos 300, somente 105 foram chamados, e queremos que todos sejam.”

Na ocasião, a gerente de gestão de pessoas da Secretaria de Educação, Sandra Serralva, representou a pasta. De acordo com ela, a Prefeitura vai fazer esforços para nomear os aprovados a tempo. “A Secretaria de Educação realmente tem necessidade, mas até este momento não conseguimos precisar se as demais nomeações vão se dar agora em novembro, em dezembro, ou até o final de janeiro. Mas estamos inserindo esse orçamento na previsão para 2019 para que a secretaria possa realizar essas contratações.”

Segundo uma das representantes dos concursados, Natália Luz, o grupo não descarta a via judicial caso o Executivo não realize as nomeações. “O nosso concurso vai vencer no dia 30 de janeiro e a Prefeitura não chamou nem metade das vagas. Estamos com medo de chegarmos ao fim do prazo e não sermos chamados. Há uma previsão de chamar 22 pessoas ainda neste mês, mas o restante vai ter que aguardar. Pode acontecer da Prefeitura alegar que não tem orçamento para isso. Estamos nos articulando para entrar com uma ação judicial caso isso aconteça.”

Projetos

Após o debate sobre o concurso dos agentes administrativos escolares, a Comissão de Direitos Humanos deu prosseguimento à atividade de análise de matérias legislativas. Foram discutidos dez projetos que se encontram em tramitação na Câmara do Recife – todos foram aprovados. Foram distribuídos, ainda, 15 projetos aos relatores para a emissão de pareceres. Além de Michele Collins, participou da reunião o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB).

Em 12.11.2018, às 16h45