Comissão de Direitos Humanos discute projetos e iniciativa por acessibilidade

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (29) para debater 12 projetos de lei que se encontram em tramitação no Legislativo municipal. O encontro, que aconteceu na Sala de Comissões da Casa de José Mariano, ainda serviu para discutir uma iniciativa do grupo que deve fomentar a acessibilidade na Câmara.

Ao final da reunião, a vereadora Michele Collins (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos, falou sobre um projeto de sua autoria que recebeu parecer positivo. “Discutimos e distribuímos diversos projetos. Gostaríamos de destacar o de número 31/2017, que é de minha autoria e foi aprovado. Esse projeto determina que os agressores de mulheres ou crianças vítimas de violência doméstica arquem com despesas como, por exemplo, de uma mudança de residência. Não é que o agressor vai dar o dinheiro antes, mas que a vítima, de posse das notas, possa ter esse dinheiro ressarcido. É algo que mexe com o bolso dos agressores e que pode fazer a diferença.”

Michele Collins e o vereador Ivan Moraes (PSOL), que também faz parte da comissão, vão promover um seminário com o intuito de tornar a Câmara mais acessível a pessoas com deficiência. De acordo com a presidente do grupo, um dos aspectos que devem ser frisados no evento é a comunicação. “Queremos fazer uma capacitação tanto para os funcionários da Casa quanto para os vereadores e seus funcionários de gabinete para que as pessoas possam entender mais um pouco sobre acessibilidade. Isso vai servir de instrumento para o dia a dia da Câmara. Vamos promover isso com nossos próprios assessores, usar o que temos à mão. Não vai ser gerada nenhuma despesa.”

Em 29.05.2017, às 15h02