Comissão de Direitos Humanos recebe Associação de Alzheimer

A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) foi recebida nesta segunda-feira (25) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife. Na reunião, integrantes da entidade discutiram com os vereadores a necessidade de capacitação para o cuidado de pessoas com a doença degenerativa. Presidente da Comissão, a vereadora Michele Collins (PP) disse que vai procurar levar a demanda à Prefeitura.

Segundo a parlamentar, é preciso melhorar os esforços pelo diagnóstico e tratamento do Alzheimer no município. “Precisamos preparar os profissionais do Recife para atender dentro de casa. Vamos fazer um encontro entre a Associação Brasileira de Alzheimer e a Prefeitura. Vamos, também, fazer um levantamento do número de pessoas que tem essa doença no município e sobre como essas pessoas estão sendo tratadas. O objetivo é que as pessoas que mais precisam – os idosos, que são 13% da população recifense – possam receber cuidados.”

Estiveram presentes na ocasião a presidente regional da ABRAz, Cleonice Albuquerque, e a diretora científica nacional da Associação, Carla Núbia Borges. De acordo com Borges, as propostas discutidas poderiam ser inseridas na implementação do Hospital do Idoso a ser construído pela Prefeitura. “Nossa intenção hoje foi trazer uma abertura de visão sobre como cuidar das pessoas com Alzheimer. Seria um centro de treinamento para a família e para os cuidadores, na perspectiva do cuidado domiciliar e de atenção às doenças relacionadas ao Alzheimer e à própria doença. O Hospital do Idoso poderia ser um local de referência para treinamento dos profissionais de todos os níveis, do cuidado da pessoa idosa, e do cuidado da pessoa idosa com demência, que é uma especificidade a mais.”

Discussão de projetos – Além de Michele Collins, participou da reunião o vereador Ivan Moraes (PSOL), membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos. Após o debate com a ABRAz, os parlamentares discutiram cinco projetos de lei que tramitam na Casa de José Mariano. Foram distribuídos para os relatores, ainda, outros 14 projetos de lei que devem ser discutidos nas próximas reuniões do grupo.

Em 25.02.2019, às 16h16