Comissão de Educação discute projeto do Marco Legal da Primeira Infância

Vereadores se reuniram nesta quinta-feira (17) com membros da Prefeitura e integrantes da sociedade civil para discutir o projeto de lei do Poder Executivo nº 09/2018, que visa instituir o Marco Legal da Primeira Infância do Recife. O debate aconteceu na Casa de José Mariano durante uma reunião extraordinária da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB). O grupo vai apresentar emendas à propositura, que deve ir a votação no plenário na próxima semana. O Marco Legal da Primeira Infância do Recife tem como objetivo estabelecer diretrizes para as políticas públicas voltadas para os primeiros seis anos de vida das crianças, inclusive um plano municipal dedicado ao tema.

De acordo com representantes de entidades e movimentos sociais, entretanto, a sociedade não teria sido consultada para a formulação do marco. Na reunião, integrantes do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica) afirmaram que o texto possuiria deficiências de participação por não citar o órgão como responsável pelo controle da execução do marco. Em seu lugar, estaria um Comitê Ampliado formado por entidades convidadas pela Prefeitura. Houve também críticas à frequência das reuniões do comitê, que seriam anuais – uma quantidade baixa, segundo os representantes das entidades e movimentos.

A Comissão de Educação sugeriu a citação nominal do Comdica no projeto. Caso as modificações sejam incorporadas à proposta, o órgão vai indicar, com a Prefeitura, as instituições que vão participar das reuniões de controle, que agora devem ser semestrais. De acordo com a vereadora Ana Lúcia, a comissão atuou para melhorar a iniciativa do Executivo. “A reunião foi realizada com o objetivo principal de discutir um projeto de lei importantíssimo que traz um Marco Legal da Primeira Infância. Esse projeto vai entrar em votação na próxima semana e a Comissão de Educação precisava ouvir a sociedade civil, o que foi feito hoje. O debate propositivo que tivemos hoje no seio da comissão trouxe um enriquecimento ao projeto.”

Alguns dos possíveis conflitos em relação à proposta foram levados à reunião pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). “É um projeto que peca na parte da participação popular, embora seja importantíssimo. Ele precisa ser aprovado, mas precisava ter passado pelo Comdica e ter sido explicitado qual é a participação do Conselho no controle social sobre as políticas. O Comdica é o órgão que tem o poder institucional de deliberar sobre políticas públicas para crianças e adolescentes no âmbito do município.”

A Prefeitura foi representada na ocasião pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna. Ao final da reunião, ela esclareceu a importância do marco e falou sobre o processo de participação nas políticas públicas executadas pelo governo. “O marco vai dar as diretrizes da política da primeira infância para o município do Recife. Além das competências das secretarias, a gente vai instituir um comitê de governança que tem instâncias de participação tanto do Poder Executivo quanto da sociedade civil. A sociedade civil tem um histórico muito forte na construção da política da criança e do adolescente na cidade do Recife. Quem executa a política é o poder público, com o controle social do Comdica. Esse é um processo de construção e a gestão está aberta ao diálogo.”

Além de Ana Lúcia e Ivan Moraes, participaram do debate o vereador Renato Antunes (PSC), vice-presidente da Comissão de Educação. Estiveram presentes, ainda, os vereadores Aline Mariano (PP), Eriberto Rafael (PTC) e Rinaldo Junior (PRB).