Comissão de Educação e Simpere debatem reajuste salarial dos professores

Discutir o reajuste salarial dos professores da rede municipal do Recife. Foi com esse objetivo que a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes recebeu na tarde desta quinta-feira (8) o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere). Na reunião, foi definida uma proposta de criação de uma comissão parlamentar para tratar do assunto com a Prefeitura.

Para o vereador Renato Antunes (PSC), vice-presidente da comissão, o encontro demonstra que a Câmara está disposta a facilitar as negociações entre os professores e a gestão municipal. “Gostaria de destacar a importância de a Comissão de Educação ter recebido hoje representantes do Simpere. O encaminhamento é de buscar o diálogo nesse primeiro momento. Vamos fazer uma comissão composta por vereadores da base e também da oposição. Num primeiro contato, vamos tentar uma reunião com os secretários de Educação e Administração para fazer um intercâmbio e verificar se podemos trazer uma pauta positiva para atender ao pleito da categoria, que é tão importante.”

O reajuste de 7,64% do piso salarial dos professores foi anunciado pelo Ministério da Educação em janeiro deste ano. De acordo com o Simpere, o Executivo municipal havia estabelecido o fim do primeiro quadrimestre de 2017 como o prazo para uma resposta sobre a questão, mas esse limite foi prorrogado pela gestão para o dia 20 de julho. A rede municipal, segundo o sindicato, conta atualmente com cerca de sete mil professores em atividade e cem mil alunos.

Durante a reunião, a coordenadora geral do Simpere, Simone Fontana, detalhou a atual situação do processo de reajuste. “A gente está esperando que a Comissão de Educação, junto com as outras comissões e vereadores, interfira nessa questão. O piso salarial dos professores foi reajustado em janeiro e até agora não existe uma perspectiva. Isso é uma coisa muito grave porque não se está atendendo a uma lei federal. Além disso, a proposta da Prefeitura é de aumentar o salário apenas dos professores de nível inicial, o que vai atingir no máximo 500 professores. Com isso, o restante da categoria não tem reajuste e o nosso Plano de Cargos e Carreiras é desrespeitado.”

Além de Renato Antunes, participou do encontro a vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente da Comissão de Educação, bem como os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Rinaldo Júnior (PRB). Representantes dos gabinetes da vereadora Aline Mariano (PMDB), líder do governo na Câmara, e do vereador Aerto Luna (PRP), presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Casa, também estiveram presentes.

Na mesma tarde, a Comissão de Educação trabalhou na discussão de pareceres a projetos de lei em tramitação no Legislativo municipal. Ao fim da reunião, a presidente Ana Lúcia ressaltou a importância de um projeto de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP).  “Hoje nós apreciamos sete projetos de lei, dos quais quatro foram aprovados. Eu destaco o projeto 119/2017, que trata de uma questão importante: as medidas de combate e prevenção ao suicídio nas escolas da rede municipal de ensino do Recife. Este é um momento que nos leva à reflexão. Os jovens estão muito envolvidos com redes sociais. Temos percebido práticas de mutilação e, consequentemente, alguns casos de suicídio. Esse projeto traz medidas muito interessantes e queremos dar a ele andamento para que se possa colocá-lo em prática.”

Em 08.06.2017, às 17h05