Comissão de Educação faz balanço de atividades

Ao fazer o balanço das atividades da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife neste primeiro semestre de 2013, o presidente vereador André Régis (PSDB) considerou que o grupo legislativo foi bastante produtivo. “Fomos bem sucedidos, pois realizamos diversas reuniões, com participação dos membros. Mantivemos o trabalho em dia e demos visibilidade à atuação dos vereadores”, avaliou, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 27. Ele também anunciou que a comissão está aberta para atender à população e que qualquer cidadão que pretenda fazer críticas, sugestões e denúncias na área de educação terá espaço para fazê-lo, bastando para isso, vir pessoalmente à Casa de José Mariano.

Um dos aspectos que André Régis considerou para avaliar que a Comissão de Educação foi bem sucedida diz respeito aos trabalhos de relatoria, pois todos os projetos de lei que interfiram na educação, na cultura, turismo e esportes para o município do Recife precisam de uma avaliação do grupo formado pelos vereadores André Régis, Isabella de Roldão (PDT), Antônio Luiz Neto (PTB), Jairo Brito (PT) e Aerto Luna (PRP). “Recebemos nesse primeiro semestre 82 projetos para emissão de pareceres. Aprovamos 71 e rejeitamos dois. Os demais ainda estão sendo analisados, mas dentro do prazo regimental. Portanto, estamos em dia”, disse.

A Comissão também teve desempenho positivo, no entendimento de André Régis, na área institucional. “Tivemos um bom diálogo com o Poder Executivo, pois convidamos e recebemos a visita de três secretários. Valmar Corrêa de Andrade, da Educação; Felipe Carreras, do Turismo e Leda Alves, da Cultura, vieram aqui para debater conosco. As visitas ocorreram sempre como iniciativa nossa e isso mostrou que temos um sentimento de diálogo em favor do interesse do município”, observou. Valmar Corrêa esteve na Câmara Municipal em fevereiro para falar dos planos para a gestão; Felipe Carreras também veio ao legislativo municipal, em abril, para apresentar suas ideias sobretudo para o Recife Antigo e o plano de ciclofaixas; e Leda Alves, na semana passada, participou da audiência pública que tratou do futuro da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR).

“Realizamos essa audiência pública sobre a OSR, que foi muito bem sucedida, pois contou com a participação de todos os seus membros e o maestro Marlos Nobre assumiu o compromisso, diante de todos, de reativar a orquestra”, comentou André Régis. Ele acrescentou que outra audiência pública, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos, presidida pela vereadora Aline Mariano (PSDDB), abordou o conflito da Prefeitura do Recife com os auxiliares de professores que trabalham em creches (os chamados ADIs) e que buscam o reconhecimento da categoria.  “Outro trabalho que realizamos foi a abertura do diálogo no processo de transferência das escolas profissionalizantes da Secretaria da Educação para a Secretaria da Juventude. O conflito ainda permanece, mas o que importa é que demos início ao diálogo”, observou.


Em 27.06.2013, às 12h14.