Comissão de Educação inicia trabalhos

Sob nova presidência, do vereador André Régis (PSDB), foi instalada na tarde desta terça-feira 05, na Câmara do Recife, a Comissão de Educação e Esportes. Informalmente, assessores da presidência da comissão já começaram a trabalhar durante o recesso parlamentar. Eles realizaram estudos para contextualizar a realidade do recife com outros estados do Nordeste e do país. A conclusão do presidente é de que “nossa situação é trágica e lamentável”. Por isso, estão sendo feitas visitas a escolas municipais para ver de perto a realidade de cada uma delas.

André Régis acredita que dá para fazer um bom trabalho, até porque a cidade está vivendo uma nova gestão. “A conta pra os cidadãos vai ficar mais barata se cuidarmos das crianças. Sou fruto das escolas públicas, portanto do dinheiro do contribuinte. Esta Comissão é suprapartidária e este será o meu chamamento a todos que queiram  colaborar”.

Isabella de Roldão (PDT), vice-presidente, lembrou que por ser educadora fez questão de fazer da Comissão. Ela disse que acredita na mudança e transformação que a educação pode realizar nas pessoas. “Enxergo carência na rede pública, mas também evolução. Hoje o filho de uma doméstica pode fazer faculdade, no entanto temos crianças alfabetizadas que não sabem ler ou não entendem o que lêem”.

 Ela acredita que todos devem ter olhar crítico e de responsabilidade na aprovação de alunos, mas lembrou que há professores que  além de serem mal remunerados não têm condição de trabalho. “Nosso desafio é usar os instrumentos disponíveis e colocá-los em prática. A lei no papel é muito bonita, mas precisa funcionar”.

Aerto Luna (PRP) disse que estudou em escolas públicas e era grato por isso. Para ele, a Comissão pode ajudar a mudar a realidade através das discussões que se abrem dentro dela e com a sociedade. O ex-presidente Antonio Luiz Neto (PTB) passou o cargo, mas vai permanecer atuando na Comissão. Ele ressaltou que a educação municipal depende muito da União. Lembrou que foi da escola pública e que funcionava muito bem, mas a sociedade acabou colocando  responsabilidades em suas mãos que não da escola. “É preciso resgatar o ensino para que alunos aprendam de verdade. É preciso suprimir os equívocos educacionais instalados de forma demagógica e restaurar a verdadeira educação”.

A Comissão de Educação terá como membros o vereador Antonio Luiz Neto,  Jairo Britto (PT), e Aerto Luna, além de  André Régis, presidente, e Isabella de Roldão, vice-presidente.


Em 05.02.2013 às 17h20.