Comissão de Educação quer contribuir para melhorar índices do IDEB do Recife

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara pretende elaborar uma proposta de um plano de educação de longo prazo com o objetivo de elevar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Recife. A declaração foi do vereador André Régis (PSDB), presidente da comissão, durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 5. “Os números mais recentes do IDEB apontam que o Recife está numa posição muito ruim, tanto no ensino fundamental 1 quanto no 2 e queremos colaborar para melhorá-los”, disse.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado pelo Ministério da Educação, busca representar a qualidade da educação a partir da observação da progressão ao longo dos anos e do aprendizado dos alunos. De acordo com o parlamentar, foi elaborado um estudo baseado na visita feita por ele, em maio deste ano, a dois condados da Flórida (EUA) – onde conheceu o sistema educacional local - e em outras experiências exitosas realizadas no Brasil. “O trabalho teve a participação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE com o objetivo de traçar caminhos que possibilitem a produção de programas de cooperação internacional”, complementou.

André Régis também citou o modelo finlandês de educação, que fortalece o papel do professor, ressaltando que esta qualificação exige investimento. “Quando o estudo for concluído será analisado pelos vereadores Antônio Luiz Neto (PTB) e Isabella de Roldão (PDT), titulares desta comissão, e depois encaminhado ao secretário municipal de educação, Valmar Corrêa, e ao prefeito Geraldo Júlio”.

Neste segundo semestre, a comissão de educação da Câmara já recebeu 69 projetos para serem analisados, sendo que trinta e seis foram aprovados. Outros 20 foram distribuídos hoje. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 19.

 Em 05.09.2013, às 12h55