Comissão de Educação recebe Instituto Arqueológico

A Comissão de Educação da Câmara do Recife recebeu nesta terça-feira (01) representantes do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). Durante o encontro, foram feitas propostas que visam preservar os nomes das ruas do Recife. A reunião contou com a participação do presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB), e do vereador Aerto Luna (PRP) – além do presidente do IAHGP, José Luiz Mota Menezes, e do primeiro secretário do Instituto, Reinaldo Carneiro Leão.

“O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico é um patrimônio da cidade, do estado e do Brasil. É um grande privilegio para uma cidade ter uma instituição tradicional como essa. E o presidente José Luiz Menezes se colocou à disposição para que a gente pudesse utilizar a estrutura, a expertise e o acervo histórico do instituto para a discussão de projetos importantes aqui na casa que envolvem homenagens e a mudança de nome de ruas. Acredito que esta reunião foi muito produtiva, inclusive pelas ideias que surgiram”, afirmou André Régis. Segundo o vereador, na próxima reunião da comissão vão ser discutidos os encaminhamentos que serão dados às propostas.

Algumas das ideias levantadas envolvem a criação de bancos de dados sobre os nomes das ruas do Recife e também sobre recifenses e pernambucanos ilustres que trabalharam pela cidade, mas que não receberam homenagens ainda.

Segundo o presidente do IAHGP, a divulgação dos nomes das ruas tradicionais do Recife foi uma das preocupações da reunião. “A sugestão dada foi que a gente pudesse mapear a cidade evitando, de uma vez por todas, esse problema de substituir e mudar os nomes. Podem ser  mapeados os nomes tradicionais – aqueles nomes que se identificam com a cidade do Recife e que devem ser do conhecimento de toda a população. A segunda sugestão foi colocar devidamente nas ruas a razão daqueles nomes. E uma terceira sugestão é colocar essa informação na página da Câmara, que é uma linha de comunicação natural com a cidade”, explicou.

Em 01.12.2015, às 16h45