Comissão de Educação recebe secretário-executivo para a Primeira Infância

Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife recebeu nesta quarta-feira (6) a visita do recém-empossado secretário-executivo municipal para a Primeira Infância, Rogério Morais. Ele discutiu com o grupo a agenda de debates e o processo participativo da construção do Plano Municipal para a Primeira Infância da capital pernambucana.

Após a reunião, Ana Lúcia se mostrou confiante na capacidade do secretário-executivo para a tarefa de formular o plano. “O secretário tem uma vasta experiencia em educação, o que é fundamental em gestão pedagógica. Ao vir para essa secretaria-executiva nova, já traz uma bagagem vasta sobre nossas escolas. O Recife já tem um Marco Legal da Primeira Infância, tem uma Semana do Bebê bem vivenciada, mas não um plano de políticas voltadas para a primeira infância”, considerou

De acordo com a parlamentar, Rogério Morais acertou ao escolher a Comissão de Educação da Câmara como o ponto de partida para as discussões sobre o plano. Na reunião, ficou decidido que o grupo vai promover, na Casa de José Mariano, uma audiência pública sobre o tema em dezembro deste ano. “É importantíssima a nomeação do secretário, e é mais importante ainda ele ter escolhido o seio desta comissão para dar o primeiro passo. Daqui, já saímos com uma audiência pública para discutirmos com nossos pares que se interessem em debater.”

A expectativa da Prefeitura é concluir o Plano a tempo da próxima Semana do Bebê, que acontece em maio de 2020. “A gente tem como principal missão criar o Plano Municipal para a Primeira Infância do Recife. Depois da aprovação do Marco Regulatório no ano passado, temos que criar esse plano, que é decenal. Queremos um plano participativo, feito a muitas mãos, com audiências públicas para que a sociedade possa participar e construir junto com a Prefeitura”, disse Rogério Morais.

Pareceres – Além de Ana Lúcia, participou da reunião o vereador Hélio Guabiraba (sem partido), membro da Comissão. Juntos, eles discutiram nesta tarde cinco projetos que tramitam na Câmara – quatro deles pela aprovação. Outros oito projetos foram distribuídos aos relatores para a emissão de pareceres.

Em 06.11.2019, às 16h50