Comissão de Finanças aprova obrigação de coleta de baterias no comércio

O problema do descarte de pilhas e baterias foi debatido pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife nesta terça-feira (5). Presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), o grupo se reuniu na Casa de José Mariano para analisar 16 pareceres a projetos de lei – dos quais 13 foram aprovados. Um dos projetos que receberam parecer positivo foi o de número 151/2017, de autoria da vereadora Aline Mariano (PMDB), que visa obrigar os estabelecimentos que comercializam acumuladores de energia a disponibilizar a seus clientes postos de coleta para o descarte desse tipo de produto.

Ao fim do encontro, Eriberto Rafael destacou os riscos que as baterias podem representar às pessoas e ao meio ambiente. “Não temos um descarte correto. Muitas vezes, as pessoas fazem o descarte no lixo comum ou jogam as baterias nos rios, o que causa um transtorno ainda maior. Se tivermos o descarte nos próprios locais de venda, as pessoas podem realizá-lo quando forem comprar suas novas pilhas. É uma atitude preventiva. O projeto visa à saúde pública como um bem de todos.”

Também participaram da reunião os vereadores Alcides Teixeira Neto (PRTB) e Rinaldo Junior (PRB), ambos membros efetivos da comissão. Além dos projetos analisados, outras 19 matérias legislativas foram distribuídas aos relatores para a emissão de pareceres.

Em 05.09.2017, às 17h45