Comissão de Finanças e Orçamento conclui análise de emendas à LDO

A Comissão de Finanças e Orçamento realizou uma segunda reunião na tarde desta quarta-feira, 7, para finalizar a análise de 26 das 49 emendas, de autoria dos vereadores, à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Recife para o próximo ano. “Foi uma discussão bastante rica, que contou com a participação dos vereadores que apresentaram emendas e alguns fizeram questão de discutir as propostas com a Comissão. Foi uma análise que realmente enriqueceu o projeto. Nós realmente trouxemos coisas novas à LDO, acrescentamos, demos a contribuição da Câmara do Recife”, destacou o presidente do grupo, Eriberto Rafael (PTC).

O diretor executivo de orçamento da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas (SEPLAG) da Prefeitura, Authur Gueiros, participou da reunião e destacou que a LDO tem as regras para construção da lei que vai determinar onde cada parte do orçamento público será alocada. Ele ressaltou que a LDO também contém metas e prioridades da gestão para o ano seguinte. “Em geral, os vereadores se detêm nessa parte para tentar ver alguma maneira de aperfeiçoar, a maioria das emendas foi toda nessa área”.

Autor de 14 emendas à LDO, Ivan Moraes (Psol) destacou a importância da participação da sociedade civil na elaboração das propostas de autoria dele. “Das ementas que protocolamos, a maioria foi sugestão de organizações da sociedade civil, como o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) e outras organizações que pensam a cidade”. O parlamentar destacou ainda a presença da comunicação pública e da cultura como prioridades do orçamento público. “Sabemos que são direitos que foram historicamente negligenciados por gestões públicas, inclusive passadas a essa. Quando colocamos esses assuntos como indicativos de prioridades para o orçamento de 2018, estamos dialogando com a Prefeitura e possibilitando que os gestores dessas áreas possam desenvolver políticas da melhor maneira possível”.

Os vereadores Alcides Teixeira (PRTB), Renato Antunes (PSC), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Rinaldo Júnior (PRB) também participaram da reunião. Amanhã, às 11h, a Comissão de Finanças volta a se reunir para votar a redação final das emendas. Em seguida, as propostas serão colocadas em plenário para apreciação e votação de todos os vereadores.

Em 07.06.2017, às 19h13