Comissão de Finanças e Orçamento avalia projetos polêmicos

Dois projetos polêmicos, ambos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT) e que têm relação com dependentes e ex-dependente químicos, foram distribuídos para análise e elaboração de pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento, em reunião realizada na manhhã desta quarta-feira, 10. Uma das matérias dispõe sobre a internação voluntária, involuntária e compulsória para os dependentes de álcool e drogas ilícitas no município do Recife. O outro, determina que no mínimo 5% das vagas de trabalho das pessoas jurídicas, com fins lucrativos, que forem beneficiadas por incentivo ou isenção fiscal outorgado pelo município devem ser reservados aos egressos que realizaram tratamentos de dependência química.

A reunião da Comissão de Finanças e Orçamento foi presidida pelo vereador Jairo Brito (PT) e contou com a presença de Priscila Krause (DEM), Raul Jungmann (PSDB), Antônio Luiz Neto (PTB) e Estéfano Menudo (PSB). “Esses projetos são polêmicos porque envolvem uma questão de constitucionalidade, que é o número 35/2013, sobre a limitação de vagas nas empresas privadas para os ex-dependentes químicos. O outro, de número 17/2013, aborda um debate que está havendo em todo o Brasil e nos traz uma questão sobre a qual não há consenso, que é a internação voluntária”, explicou o presidente da comissão.

Além desses dois projetos do vereador Luiz Eustáquio, outros 14 foram distribuídos para emissão de pareceres. Nesse conjunto, dois tiveram origem no Poder Executivo. São o de número 04/2013, que amplia a licença maternidade das servidoras municipais de 120 para 180 dias; e o de número 01/2013, que destina as sua receita dos royalties decorrentes da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos sob o regime de concessão, no âmbito do município do Recife, ao  emprego exclusivo na educação, ciência e tecnologia. A reunião da Comissão de Finanças e Orçamento também teve o objetivo de apresentar 11 pareceres de projetos de lei ordinária, já analisados pelos vereadores. Três foram rejeitados, cinco aprovados e outros três serão reavaliados.

 

 
Em 10.04.2013, às 12h53.