Comissão de Meio Ambiente recebe relatório positivo da Metalic

Os vereadores da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife, Daniel Coelho (PV) e Aerto Luna (PRP) receberam nesta quinta-feira, 27, uma boa notícia sobre a coleta de latas de aço para bebidas no Recife. Eles assistiram à apresentação do relatório mensal da Metalic, empresa do grupo CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, responsável pela fabricação do produto em toda a região Nordeste. O relatório mostra que 80% das latas distribuídas são coletadas para reciclagem, um total de 158 toneladas nos nove Estados, só no mês de março. O levantamento aponta também o sucesso da campanha realizada no carnaval, quando a Metalic montou pontos de recolhimento nos focos de folia e pagou aos catadores R$ 1,30 por lote de 74 latinhas.

No ano passado, a Comissão elaborou um projeto de lei proibindo no Recife o uso de latas de aço para bebidas. O motivo foi a  constatação de que o produto poluía as ruas e os rios da cidade. Segundo a análise dos parlamentares, devido ao preço do aço, inferior ao do alumínio, as latas não despertam o interesse dos catadores. O projeto de lei foi aprovado em plenário, mas vetado pelo prefeito. O veto ainda não foi votado. A apresentação da Metalic teve o objetivo de convencer os vereadores de que as latinhas de aço não são poulentes.

Os integrantes do grupo reconhecem os esforços da Metalic para mudar a situação, pois a empresa passou a pagar um subsídio de 60 centavos por quilo do produto para estimular os catadores. Mas eles insistem que é preciso fazer mais. Existe a suspeita de que os atravessadores não estão repassando o valor dos subsídios. “No carnaval, a ação da empresa foi bem sucedida, mas o importante é acompanhar o dia a dia. É preciso criar mecanismos que obriguem o atravessador a pagar o valor justo aos catadores também fora do período de eventos”, alertou o presidente da comissão, vereador Daniel Coelho.

Em 27.05.2010, às 12h15.