Comissão de Mobilidade da Câmara visita Bogotá
De acordo com Gilberto Alves o transporte público de Bogotá é eficiente e seguro, mas só é possível porque o assunto é tratado de forma integrada e não apenas questões de trânsito, como na maioria das grandes cidade. “Existe uma secretaria de transportes que atua através de três empresas. Uma de trânsito, outra de planejamento e investimentos, e outra que cuida do transporte público”.
Gilberto Alves avaliou a viagem como positiva pelo conhecimento que trouxe a respeito da prioridade dada ao transporte de massa em Bogotá. Mais ainda. Ele disse que vai convocar a sociedade discutir junto o Plano de Mobilidade que deverá ser votado na Câmara. “Precisamos de soluções imediatas, mas também de criar condições de mobilidade de longo prazo. E uma dessas condições está no investimento público, além da criação de empresas integradas, pensando conjuntamente as soluções”.
O vereador informou ainda que vai ser produzido um relatório em profundidade no âmbito da Comissão. “Vamos produzir um documento que será repassado aos colegas, para que todos tomem conhecimento das experiências e resultados alcançados em Bogotá”. Gilberto Alves informou que fez a viagem junto com o colega Múcio Magalhães, também integrante da Comissão de Mobilidade da Câmara, com o arquiteto Milton Botler, presidente do Instituto Pelópidas Silveira, e um dos responsáveis pelo plano de mobilidade do Recife, além do consultor Murilo Cavalcanti.
Em 13.12.2011, às 16h23