Comissão de Mobilidade e CTTU debatem Faixas Azuis do Recife

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (15) um debate sobre as faixas exclusivas de transporte público do município – mais conhecidas como Faixas Azuis – com representantes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Presidida pelo vereador Gilberto Alves (PSD), a comissão recebeu a presidente da autarquia, Taciana Ferreira, que apresentou dados relativos às faixas e tirou dúvidas dos parlamentares presentes.

As Faixas Azuis começaram a ser implementadas no Recife a partir de 2013. Atualmente, o município conta com nove dessas faixas, que totalizam 36,08 quilômetros. Nas vias sinalizadas como exclusivas circulam, durante os dias úteis e das 6h às 22h, apenas táxis da capital e ônibus. Nesses dias, são beneficiados diariamente 875.125 usuários do transporte público. Os automóveis privativos podem utilizar a Faixa Azul apenas para conversões à direita ou para ter acesso a algum lote localizado na via.

Segundo Gilberto Alves, o número de projetos que visam conceder a outros tipos de veículo o acesso às Faixas Azuis motivou a reunião extraordinária com a CTTU. “Temos projetos de lei de iniciativa de diversos vereadores que tratam dessa temática, alguns dando destinação para outros tipos de uso. Nós precisávamos entender melhor a concepção da Faixa Azul, suas variáveis, os estudos que foram feitos e os resultados que foram obtidos. A gente vê que a preocupação é dar espaço no espaço público à população que mais usa o transporte coletivo público. Demos a oportunidade para os vereadores se posicionarem e fazermos o debate de ideias. A participação da CTTU foi muito importante porque percebemos que de fato é irreversível a implementação da Faixa Azul no Recife. Há um processo de expansão desse equipamento.”

Taciana Ferreira defendeu a necessidade de manter o uso das faixas azuis restritas ao transporte público. Ela também falou sobre a próxima via exclusiva a ser criada na cidade, na avenida Agamenon Magalhães, onde circulam diariamente 90 mil veículos. O equipamento deve ser entregue em dezembro deste ano. “Antes de iniciar o projeto das Faixas Azuis, em 2013, tínhamos verificado que o maior problema para o transporte público era a questão da eficiência das linhas, que estavam prejudicadas pelos congestionamentos. Daí, verificamos a importância da prioridade para a circulação do transporte coletivo e iniciamos o projeto de implementação dessas faixas exclusivas para o transporte público. O principal benefício delas é a redução do tempo de viagem e um menor estresse, o que gera qualidade de vida. Agora, a nossa meta maior é implantar uma Faixa Azul na Agamenon Magalhães. Para fazer isso, são necessárias intervenções que antecipem a faixa. Já fizemos modificações e serão feitas mais quatro ou cinco mudanças de circulação.”

Além de Gilberto Alves, compareceram à reunião os vereadores Eriberto Rafael (PTC), Hélio Guabiraba (PRTB), Ivan Moraes (PSOL), Jayme Asfora (MDB), Junior Bocão (PSDB), Renato Antunes (PSC) e Rodrigo Coutinho (SD).

Em 15.05.2018, às 18h27

registrado em: junior bocao