Comissão de Mobilidade vai realizar reuniões para discutir regulamentação de aplicativos de transporte privado

Tramita na Câmara do Recife o projeto de lei do Executivo nº 11/2018, que trata da regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros intermediado por plataformas digitais no Recife. Nesta quarta-feira (23), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Casa deliberou sobre um passo importante para as discussões sobre a iniciativa: a escuta e a participação dos interessados no assunto. Os parlamentares do grupo, que é presidido pelo vereador Gilberto Alves (PSD), decidiram realizar três reuniões públicas para ouvir taxistas, motoristas dos aplicativos de transporte e demais envolvidos.

As reuniões devem acontecer nos dias 6, 13 e 20 de junho, no plenarinho da Casa de José Mariano. Segundo Gilberto Alves, o formato deve ajudar a Câmara a ouvir todos as perspectivas sobre o tema. “A gente discutiu na comissão um formato para escutar a população do Recife. Este é um tema que impacta a vida de todos. Há uma grande repercussão em torno desse projeto do Poder Executivo e queremos a participação de cada um. Mas também queremos reuniões produtivas, que deem condições a um debate em que todos possam falar e dizer suas razões, trazer dados. Decidimos dividir essa participação em três reuniões públicas, sempre às quartas-feiras das três primeiras semanas de junho. Vamos chamar primeiramente os aplicativos, na semana seguinte os taxistas e, ao final, todos os demais atores envolvidos. Queremos proporcionar um amplo debate, inclusive com a participação do Poder Executivo.”

Durante a mesma reunião, a Comissão de Mobilidade discutiu nove projetos de lei, aprovando os pareceres a três deles. Outros três foram retirados a pedido dos seus relatores; o restante foi rejeitado.

Dentre os projetos aprovados estava o de nº 358/2017, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD), que busca instituir o Estatuto do Pedestre no município. Presente na reunião, o vereador explicou porque considera a matéria importante. “Eu acredito que vivemos uma realidade muito difícil para o pedestre no Recife. Em sua maioria, os motoristas não respeitam o pedestre. O Estatuto do Pedestre dá diretrizes para que ele tenha uma melhor condição de mobilidade, melhores calçadas. Queremos priorizar uma situação vencida em todo mundo: o pedestre tem que ser prioridade. Primeiro ele, depois o ciclista, depois os outros meios de transporte. É uma realidade que precisa ser instituída no Recife. O pedestre não é só quem vai de casa à padaria. Quem anda de ônibus também é pedestre em alguns momentos.”

Além de Gilberto Alves e Rodrigo Coutinho, também participaram da reunião os vereadores Carlos Gueiros (PSB), Davi Muniz (PEN), Jayme Asfora (PROS) e Junior Bocão (PSDB).

Em 23.05.2018, às 19h04

registrado em: junior bocao