Comissão de Obras vai analisar projeto do banheiro da família

Todos os shoppings centers, centros comerciais, supermercados, parques, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, casas de shows e espetáculos, restaurantes, e outros locais do Recife com grande circulação de pessoas deverão ter ao menos um “banheiro da família” à disposição dos usuários. Esse é o teor do projeto de lei do vereador André Ferreira (PMDB), que foi distribuído na Comissão de Obras e Planejamento, reunida na manhã desta terça-feira, 26. O relator será o vereador Amaro Cipriano Maguary (PDT). Além desse, outros seis projetos foram distribuídos.

O projeto de lei já recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça e também aguarda aprovação da Comissão de Direitos Humanos. De acordo com a matéria o “banheiro da família” deve ser utilizado por criança com menos de 10 anos de idade, acompanhada dos pais ou responsáveis. Vai beneficiar, por exemplo, o pai que está com a filha num centro comercial e fica sem saber para onde levá-la no momento de uma necessidade. Ele fica constrangido de levá-la ao banheiro feminino e reticente quanto ao uso do masculino.

Ao justificar o projeto o vereador André Ferreira lembrou a situação desconfortante dos pais que precisam levar a filha ao banheiro, mas também apresentou outros argumentos. “Vale salientar que  psicólogos e pedagogos são unânimes em afirmar que não convém, mesmo na presença do pai ou da mãe, misturar, num banheiro público, uma criança de um sexo  com um adulto de outro sexo. Para esses profissionais, a ida ao banheiro é um momento de intimidade. Assim, a existência de um “banheiro família” termina com todos esses problemas”, afirmou. Em países do Primeiro Mundo, segundo o vereador, é comum a existência dos banheiros famílias.

 

 

Em 26.04.2011, às 12h30.