Comissão de Obras vai discutir situação dos morros do Recife

A tempestade que resultou em tragédia no Rio de Janeiro, revelando a fragilidade estrutural da cidade, serviu de alerta para os vereadores que compõem a Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife. Reunidos na manhã desta quarta-feira (07), sob a presidência do vereador Aerto Luna (PRP), eles revelaram-se temerosos com a repetição da tragédia nos morros recifenses durante a temporada de chuvas que se aproxima. No ano passado, por exemplo, cinco pessoas morreram na queda de uma barreira em Lagoa Encantada, no Ibura.

Uma audiência pública será agendada, para este mês, com o objetivo de discutir a situação dos morros. “Vamos convidar todos os órgãos envolvidos, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, URB, Emlurb e Polícia Militar. Queremos abrir o debate como forma de prevenir as ocorrências negativas em nossa cidade”, explicou Aerto Luna. O vice-presidente da Comissão, vereador Estéfano Menudo (PHS), esclareceu que na audiência pública, cuja data não ficou determinada, serão cobradas as informações das condições de todas as áreas de morros e alagados. “Precisamos saber como esses órgãos estão se preparando para enfrentar o período chuvoso”.

10 projetos de lei foram distribuídos para receberem pareceres, durante essa primeira reunião da Comissão de Obras e Planejamento Urbano sob a presidência de Aerto Luna. Ela estava desativada desde o afastamento, por motivo de doença, do então vereador Luiz Vidal (PSDC), que faleceu no ano passado. Além de Aerto e Menudo, a terceira titular da comissão é a vereadora Marília Arraes (PSB) e os suplentes são Osmar Ricardo (PT) e Alfredo Mariano (PSDC).

Em 07.04.2010, às 16h10.