Comissão de Saúde analisa projetos e denuncia falta de médicos
Os projetos que receberam parecer favorável foram o de número 48/2012 de Luiz Eustáquio (PT), que trata da distribuição de alimentação adequada para as crianças e adolescentes portadores de doença celíaca ou de intolerância a lactose. O projeto pretende tornar obrigatória a inclusão desses alimentos no cardápio da merenda escolar servida em todas as escolas e creches do Recife.
Já o de número 77/2012 de Amaro Cipriano Maguari (PSB), determina a instituição do serviço de hospital veterinário público municipal para cães e gatos, a ser criado pelo Poder Público municipal. O objetivo do projeto é garantir o atendimento principalmente para os animais, que os donos sejam de baixa renda e não possuem condições de pagar um veterinário particular, evitando assim a proliferação de doenças.
O último projeto a receber parecer favorável da comissão foi o número 76/2012 de Aline Mariano (PSDB), que pretende tornar obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os trabalhadores de postos de gasolina. Os equipamentos sugeridos pela proposta são: macacão confeccionado em material de brim, aventais emborrachados, máscaras descartáveis, luva confeccionada em algodão para os frentistas, luva de raspa para as pessoas responsáveis pela troca de óleo, coturno de cano longo confeccionado em couro e boné.
Na reunião, Vera Lopes citou ainda o caso recente de uma mulher que morreu após passar 25 minutos dentro de um táxi na porta do Oswaldo Cruz esperando por atendimento. A mulher em questão era portadora de câncer e tratava a doença no hospital há três meses.
Em 13.11.2012, às 19h39.