Comissão de Saúde aprova projeto de vacinação

A Comissão de Higiene, Saúde e Bem Estar Social deu parecer favorável ao projeto de lei que estabelece a inclusão obrigatória de vacinas contra Hepatite A, Varicela e Prevenar no Programa de Vacinação Infantil do Município do Recife. A aprovação ocorreu em reunião realizada na quinta-feira (4), na Câmara do Recife. O projeto é de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS).

De acordo com o relator, vereador Luiz Eustáquio (PT), também presidente da Comissão, o projeto está identificado com os princípios preconizados pela Constituição Federal, artigo 227, bem como pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo quarto. Em suas considerações, ele disse que “é reconhecida a eficácia da vacina contra a varicela (catapora), doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por vírus que pode provocar infecções. Sua prevenção se dá através de vacinação. Desde meados dos anos 80 existe a vacina contra varicela, que pode ser utilizada a partir dos 12 meses de idade”.

O vereador acrescentou ainda no parecer que a Prevenar é uma vacina antipneumocócica conjugada, com antígeno para sete sorotipos. “Eles são responsáveis por casos graves de meningite, pneumonia, sinusite e otite média. A vacina pode ser administrada a partir dos dois meses de vida e um reforço quando o bebê completar um ano e cinco meses. Recomenda-se a vacinação rotineira em todas as crianças com menos de dois anos”.

Em sua conclusão ele disse que o programa proposto pelo projeto de Vera Lopes é “oportuno,  visa a atender às crianças da cidade do Recife, sobretudo as oriundas das classes populares”. Além deste, outros quatro projetos também receberam pareceres da Comissão. Foram distribuídos nove novos projetos entre os vereadores.

Em 04.03.10, às 13h.