Comissão de Segurança aprova letreiro de alerta nos ônibus

Após análise a Comissão de Segurança Pública aprovou o projeto de lei número 10/2017, de autoria do vereador Romerinho Jatobá (PROS), que obriga todos os ônibus que fazem parte da frota de transporte coletivo da cidade do Recife, a usar em seu letreiro luminoso eletrônico, a frase: “Socorro, Assalto”, que será ativado através de um botão disponibilizado ao motorista ou cobrador do ônibus, para que a população tome conhecimento da situação e acione a polícia para que tome as providências cabíveis.

“Na visão desta comissão, o projeto de lei visa alertar a população da prática delituosa do crime tipificado no Artigo 157 do Código Penal (Roubo), que esteja ocorrendo naquele momento, e dessa forma a população possa acionar a polícia de forma célere, para que a mesma dê uma resposta efetiva a sociedade”, consideraram os componentes da comissão. São eles: vereadores Almir Fernando (PCdoB), Ricardo Cruz (PPS), Júnior Bocão (PSDB), Rogerio de Lucca (PSL) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).

 

“Sabemos que a violência em nosso Estado e na capital pernambucana vêm aumentando, como também sabemos que o aparato policial na maioria das vezes só chega no local do cometimento do delito após o fato já ter sido ocorrido. Dessa forma, nos termos do projeto de lei, se o crime estiver ocorrendo, e o “Letreiro Luninoso”, estiver sido acionado, a população poderá acionar uma viatura mais próxima, como também a própria Policia Militar que esteja passando na frente do veículo assaltado, poderá perceber que aquele veículo está sendo vítima de um ato delituoso”, concluiu.

 

A frase a qual se refere o projeto de lei deverá ser escrita em letras garrafais e com corres fortes para que a população perceba o chamado de socorro. Ela também deverá ser uniforme para todas as empresas de transporte coletivo do Recife, ou seja, a mesma frase será usada sempre no momento que houver esse tipo de incidente. Ficará a critério da SECON – Secretária de Mobilidade e Controle Urbano, fazer a fiscalização, verificando o cumprimento da lei, aplicando as sanções cabíveis em caso de seu descumprimento.

 

Em 10.01.2018, às 10h20.