Comissão de Segurança marca data de audiência pública

A Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife, em reunião nesta quarta-feira, decidiu marcar a data da audiência pública que será realizada no próximo dia 4 de maio, às 9 h, no plenarinho da Casa. O encontro servirá para analisar todas as leis municipais sobre bancos que tenham sido aprovadas, mas não são cumpridas nem fiscalizadas, bem como para encaminhar a discussão sobre novos projetos já em tramitação sobre o mesmo assunto.

Entre estes estão dois do vereador Maré Malta (PPS), que também é presidente da Comissão de Segurança. Um deles trata da colocação de dispositivos tecnológicos nos caixas eletrônicos de bancos, de tal maneira que a qualquer tentativa de roubo, as notas serão danificadas ou queimadas. O outro, na mesma linha, propõe que no lugar de carros fortes para transportar valores sejam usados malotes inteligentes, que também destroem as cédulas.

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança, esse tipo de tecnologia acabou com roubos desse tipo na Bélgica, onde já é adotada. “Os bancos vão gastar um pouco mais, no entanto se livram do risco institucional que estão criando para os usuários. As pessoas vão começar a desistir de usar esses equipamentos por medo. Da mesma forma, os estabelecimentos vão recusar ter em seus locais caixas eletrônicos. Isso vai determinar maior número de pessoas nas agências”. Maré Malta ressaltou ainda que deseja discutir com os bancos, sindicatos das categorias, órgãos públicos de segurança e a sociedade. Segundo ele, já está provado na prática que este tipo de equipamento desestimula os bandidos, pois não haverá produto de roubo.

Maré Malta disse que enquanto um carro forte pode custar R$ 1,7 mil, o malote pode ficar em torno de R$ 500,00. Com isso, estabelecimentos de menor porte poderão usar o malote e terem mais segurança. “Pretendo trazer na audiência representante de uma empresa detentora dessa tecnologia para fazer uma demonstração de como funciona o equipamento. Também ficou decidido na reunião que a Comissão fará uma visita à Guarda Municipal para conhecer de perto a estrutura existente e ouvir a corporação. Deverá ainda ser agendada uma visita do secretário Estadual de Segurança Pública para participar do grande expediente de uma reunião plenária. Participaram do encontro os vereadores Maré Malta, Amaro Cipriano Maguari (PDT) e Almir Fernando (PCdoB).

Em 06.04.11, às 16h13.