Comissão de Segurança traça várias ações

Em reunião na tarde desta quarta-feira, 9, a Comissão de Segurança Pública da Câmara, presidida pelo vereador Maré Malta (PSD), deu parecer favorável ao projeto de lei nº144/2011 de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM). A proposição determina que os estabelecimentos que exerce as atividades de “buffet” infantil, parque de diversões ou similares e que possuam equipamentos de diversão, ficarão sujeitos à apresentação de Laudo Técnico dos equipamentos existentes e de responsável técnico por sua manutenção.

 

Também relator do projeto, Maré Malta disse que a proposta foi inspirada em um decreto da cidade de São Paulo e julgou ser bastante positivo para o Recife. “É importante porque aprimora e fiscaliza as casas de festa da cidade. Isso só vem acrescentar algumas normas de segurança”, destacou.

Ainda na reunião foi conversado sobre a participação do secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damásio, na reunião plenária do próximo dia 16, às 15h, onde apresentará o projeto de segurança pública do estado e o Programa Pacto Pela Vida. “A ideia é debater com o gestor, fazendo perguntas importantes para que a segurança cada dia melhore”, afirmou o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), integrante da comissão.

O grupo discutiu também sobre a realização das reuniões itinerantes nos bairros, que tem o objetivo de ouvir e levar soluções para os problemas na área de segurança enfrentados pelas comunidades do Recife. No próximo dia 17, o bairro de Casa Amarela será a primeira localidade a receber a reunião.  O vereador Almir Fernando (PCdoB), também membro da comissão, está sendo um dos principais interlocutores. “Estamos fazendo uma organização para que as pessoas participem e discutam a segurança nos bairros”, destacou.

A primeira reunião será às 19h, no Centro Público de Casa Amarela, localizado na Avenida Norte, nº 5600. Os vereadores pedem a participação de toda a população e comerciantes da área. Entre os convidados estão os delegados do Vasco da Gama e de Casa Amarela, o comandante do 11º batalhão da PMPE, representantes das igrejas, e delegados do Orçamento Participativo.

 

Em 09.11.2011, às 18h40