Comissão de Segurança vai promover audiência pública sobre o Compaz

Com o objetivo de conhecer as diretrizes da gestão municipal para as questões da prevenção e combate à criminalidade, a Comissão de Segurança Pública da Câmara decidiu, durante reunião realizada na manhã de hoje, 14, realizar uma visita de cortesia ao Secretário de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti, para convidá-lo a participar de uma audiência pública que deverá ser promovida no mês de abril.

“Queremos ter mais informações sobre o que planeja a gestão para o tema da Segurança, especialmente sobre o funcionamento dos Centros Comunitários da Paz (Compaz)”, disse o presidente da comissão, vereador Estéfano Menudo (PSB).  De acordo com a prefeitura, os centros têm o objetivo de fortalecer a cidadania de moradores das áreas mais carentes, em especial jovens em situação de risco, além de prevenir a violência e o uso de drogas.

Durante a reunião, que teve a presença também dos vereadores Almir Fernando (PCdoB), Eduardo Chera (PTN) e Amaro Cipriano Maguari (PSB), foram distribuídos 14 projetos de lei para análise e elaboração de pareceres pelos integrantes da Comissão. O resultado será discutido na próxima reunião da equipe, marcada para o próximo dia 26, às 10h.

Entre os projetos a serem analisados estão o de Almir Fernando, que torna obrigatória para as empresas de transporte coletivo do Recife a divulgação das imagens de assaltos realizados dentro dos ônibus, e o que dispõe sobre a afixação do grupo sanguíneo e fator RH nos capacetes de usuários de motocicletas, do vereador Estéfano Menudo. Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta que nos últimos anos os casos de motociclistas acidentados aumentaram, e, consequentemente, as dificuldades para que os procedimentos médicos fossem devidamente tomados, sobretudo porque na maioria das vezes o acidentado encontra-se inconsciente. “A finalidade da proposta é proporcionar essa informação nos capacetes para que, em caso de urgência, os socorristas possam identificar o grupo sanguíneo correspondente à pessoa acidentada”.

 

Em 14.03.2013, às 12h10.