Comissão de vereadores visita morros do Recife

Vereadores que fazem parte da Comissão Interpartidária de Acompanhamento da Defesa Civil realizaram uma visita técnica às áreas de morro consideradas de risco de desabamento, na Zona Norte do Recife, na manhã desta quarta-feira (7). Fizeram parte da comitiva o presidente do colegiado, o vereador Rodrigo Coutinho (SD), Alcides Teixeira Neto (sem partido), Aline Mariano (PP) e Ana Lúcia (PRB).

Quatro áreas foram visitadas, sendo duas no bairro de Dois Unidos, uma em Guabiraba e outra na Macaxeira. Uma equipe técnica da Defesa Civil da Prefeitura do Recife acompanhou o trabalho dos vereadores. A primeira parada foi na Rua Monsenhor Viana, Dois Unidos, onde há uma barreira coberta por lonas. A gerente geral de Engenharia, da Defesa Civil, Elaine Hawson, explicou aos vereadores que a lona “protege, impermeabiliza o talude e evita os deslizamentos”.

Segundo ela,  50 mil vistorias são realizadas nas áreas de morro, por ano, pela Defesa Civil e existem 14 mil pontos protegidos com lonas plásticas nas áreas de risco do Recife. Da primeira parada, a comitiva seguiu para o Alto do Capitão, também em Dois Unidos, onde uma barreira deslizou por causa das chuvas do dia 24 de  julho. Na queda, uma árvore foi arrastada e caiu sobre uma casa que ficava abaixo, no Córrego do Curió, onde uma pessoa morreu. Lá, os vereadores expressaram sua preocupação e disseram que a Comissão vai marcar reuniões integradas com a Defesa Civil para realizar ações nas comunidades.

O terceiro ponto visitado foi a Travessa Eneias Jorge de Andrade, Vila Cascatinha, em Guabiraba, onde os moradores pediram intervenções da Defesa Civil. Os vereadores prometeram fazer requerimentos para pedir capinação e lonas plásticas para a região. Por fim, a comissão seguiu para a Rua Nicolau Jerônimo de Barros, na comunidade de Bolo de Noiva, na Macaxeira. Lá, eles conheceram um muro de arrimo que foi construído dentro do Projeto Parceria nos Morros, que é a menina dos olhos da Prefeitura.

Durante a visita  o presidente da Comissão Interpartidária de Acompanhamento da Defesa Civil, vereador Rodrigo Coutinho, disse que “o propósito dessas visitas é entender os problemas que a população enfrenta nessas áreas e também sermos o elo entre a população e a Prefeitura”. Segundo ele, é importante que a população também tome conhecimento da existência da comissão, que “pode ser acionada quando necessário para ajudar a resolver problemas”.

Já a diretora da Engenharia da Defesa Civil, Elaine Hawson, afirmou que “é importante que os vereadores conheçam os problemas das comunidades e que estejam junto da Defesa Civil na solução dos problemas”. Ela também disse que a Defesa Civil está “à disposição da comissão, pois o nosso trabalho é permanente”, afirmou.


Em 07.08.2019, às 13h40