Comissão dos Direitos Humanos aprova projeto que obriga ‘botão de pânico’ no transporte coletivo

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor da Câmara Municipal se reuniu nesta quarta-feira (30), na Casa de José Mariano, para debater e distribuir projetos de lei. O grupo discutiu 14 projetos ao total, e aprovou, dentre outros, o PLO 182/2014, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), que trata da obrigatoriedade do chamado ‘botão de pânico’ em veículos do transporte público municipal.

Segundo a presidente da comissão, a vereadora Michele Collins (PP), o projeto pode proteger os cidadãos de crimes cometidos dentro dos veículos coletivos. “Esse botão será acionado no momento em que houver qualquer tipo de ameaça ou problema grave. O motorista silenciosamente poderá pedir socorro através desse botão e a ajuda chegará de forma mais rápida e eficaz. Esse projeto é bom porque é algo simples, fácil de instalar e que com certeza vai ajudar muito a diminuir os problemas que acontecem dentro dos ônibus”, elogiou.

Michele Collins falou ainda de um projeto de sua autoria que também foi aprovado pela comissão: o PLO 232/2014, que dispõe sobre a disponibilização de cartilhas de orientação sobre a alienação parental em bibliotecas e escolas do Recife. “A alienação parental acontece quando as crianças são pressionadas a não gostar, por exemplo, da mãe ou do pai, ou por algum motivo são proibidos de ver essas pessoas que tanto amam. As crianças, adolescentes e jovens devem conhecer o que é isso para também combater esse problema”, refletiu a parlamentar.

Ao final da reunião, foram distribuídos 15 projetos de lei para serem analisados pela Comissão.

Em 30.09.2015 às 16h50