Comissão Especial analisa funcionamento das reuniões ordinárias

A Comissão Especial do Regimento Interno começou a discutir, na manhã desta quinta-feira, 24, o funcionamento das reuniões ordinárias da Câmara Municipal do Recife e tratou de assuntos como horário, presença de vereadores, inscrições para discursos e tempo para se falar na tribuna. Ficou decidido que a ordem dos trabalhos legislativos terá um expediente inicial, que constará de leitura da ata do dia anterior, para só então começar o pequeno expediente, que se seguirá ao prolongamento do expediente, ordem do dia, grande expediente, tempo de liderança e explicações pessoais.

As reuniões ordinárias, que ocorrerão de segunda a quarta-feira, de acordo com a Comissão Especial, serão abertas com pelo menos uma quinta parte do número total de vereadores, que atualmente é de 39 na Câmara Municipal. O presidente da Câmara declarará aberta a reunião proferindo as palavras; “Sob a proteção de Deus e em nome do povo recifense, iniciamos nossos trabalhos”. Participaram da reunião desta manhã de quinta-feira os vereadores Carlos Gueiros (PSB), que preside a Comissão Especial; Gilberto Alves (PSD), Aline Mariano (PMDB), Amaro Cipriano Maguari (PSB), Eurico Freire (Rede), Michele Collins (PP) e Aerto Luna (PRP).

Ficou acertado que o tempo de duração do pequeno expediente da reunião ordinária terá duração de 30 minutos e será destinado aos inscritos para breves comunicados de no máximo cinco minutos por vereador. A inscrição dos oradores deverá ser realizada no Departamento Legislativo  das 8h ás 15h, diariamente, para a reunião ordinária. A Comissão especial analisou e revisou os artigos 167 a 171 do Regimento Interno, além de quatro emendas. O grupo retomará ainda hoje à tarde o trabalho de revisão do mais importante código de normas da Casa de José Mariano.

 

Em 24.11.2016, às 12h55.