Comissão garante mais segurança nas escolas

Na tarde desta quarta-feira, 08, a Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou parecer favorável ao projeto de lei que obriga as escolas públicas e privadas do município a terem detectores de metais nas entradas. A proposta, de autoria do vereador Vicente André Gomes (PC do B), estabelece que o ingresso de qualquer pessoa em estabelecimento de ensino, sem exceções, está condicionado à passagem pelo equipamento. Quem se negar, não estará autorizado a entrar nas instituições, que terão 90 dias para se adequarem às mudanças.

Casos recentes de violência nas escolas no Recife e no Brasil, como a tragédia na escola carioca Tasso da Silveira, onde dez crianças foram mortas por um ex-aluno, motivaram o vereador a elaborar a proposta. “Essa medida pode acabar com a entrada de arma de fogo, como também a chamada arma branca, dando tranqüilidade aos alunos, professores, funcionários e aos pais para desenvolverem uma educação mais tranqüila nas entidades de ensino do nosso município”.

Na reunião os integrantes também definiram que a audiência sobre iluminação pública no Recife será realizada no dia 18 de agosto, com a presença do secretário municipal de Serviços Públicos, representantes da Celpe e da Secretaria de Defesa Social, entre outros convidados. Com relação à visita oficial às guardas municipais de Osasco e São Bernardo, em São Paulo, prevista para o mês de julho, o grupo aguarda o retorno do contato feito com as instituições para comunicar à presidência da Câmara do Recife. A próxima reunião da Comissão de Segurança será feita em agosto, após o recesso parlamentar, em data a ser ainda definida,

Em 08.06.2011, às 16h.