Comissão Interpartidária promove reunião com Defesa Civil e CTTU

As chuvas que caíram sobre o Recife no dia 13 de Junho deixaram os vereadores da Casa de José Mariano preocupados com a capacidade do município de lidar com intempéries. Nesta sexta-feira (28), uma Comissão Interpartidária criada para tratar do assunto se reuniu com integrantes da Prefeitura para fazer questionamentos sobre o que tem sido feito para evitar danos nesse tipo de situação. Estiveram presentes membros da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), da Secretaria-Executiva de Defesa Civil e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

A Comissão foi criada por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (SD), que preside as atividades do grupo e conduziu a reunião desta sexta-feira. “A Comissão se propôs a acompanhar os desdobramentos causados pelas fortes chuvas. Somos uma cidade cercada por morros, mais de 50% dos recifenses moram nessas áreas. É importante que a Câmara participe para saber o que a Prefeitura vem fazendo para tentar salvar vidas.”

Os transtornos do trânsito em períodos chuvosos também foram um tema de destaque no debate. “Muitos sinais ficam quebrados em dias de chuva e isso acaba ocasionando acidentes. Cobramos da CTTU mais orientadores e agentes de transito para que, em dias de chuva, não tenhamos um trânsito caótico como naquela quinta-feira, duas semanas atrás”, acrescentou Coutinho.

O secretário-executivo de Defesa Civil, Cassio Sinomar de Santana, detalhou as ações promovidas pelo órgão, como a aplicação de mantas e a realização de projetos como o Parceria nos Morros. A Defesa Civil do Recife conta hoje com 19 engenheiros, 66 técnicos, 180 servidores operacionais e 165 servidores de apoio. Em 2019, foram realizadas 29.451 ações de vistoria e monitoramento, 11.546 comunicações de risco porta a porta e ações em educativas em 250 salas de aula.

“Viemos discutir ações que possam ser transmitidas para a população. Contamos com os vereadores para nos apoiar. Quando se fala em Defesa Civil, falamos em proteger pessoas e salvar vidas. Estamos juntos à população e nada melhor que trabalhar com os vereadores que a representam”, afirmou o secretário-executivo.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, falou sobre a operação realizada pela autarquia no dia 13 de Junho. Na ocasião, 26 dos 670 semáforos da cidade apresentaram problemas. São 525 os agentes de trânsito do Recife – a cada turno, operam cerca de 110 deles em todo município.

“Fizemos interdição de via, interdição dos túneis alagados. Fizemos uma força-tarefa em toda a área sul da cidade por conta dos grandes congestionamentos verificados na Via Mangue e na avenida Boa Viagem”, disse Ferreira. “Em outras áreas, fizemos desvio de tráfego onde havia condições. Houve toda uma articulação com outros órgãos do Recife. O dia 13 de Junho foi um cenário completamente atípico ao que estamos acostumados em função do grande nível de chuvas.”

Além de Rodrigo Coutinho, participaram da reunião os vereadores Ana Lúcia (PRB), Almir Fernando (PCdoB), Fred Ferreira (PSC), Ivan Moraes (PSOL) e Samuel Salazar (sem partido). A próxima ação da Comissão Interpartidária é a realização de visitas técnicas a locais afetados pelas chuvas.

Em 28.06.2019, às 13h27