Comissão recebe documento sobre acessibilidade na Casa

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira,14, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana recebeu várias pessoas com deficiência. Na ocasião, foi entregue um documento de 10 itens com sugestões para a acessibilidade na Casa de José Mariano. Estiveram presentes os vereadores Gilberto Alves (PSD), Jayme Asfora (PMDB), Júnior Bocão (PSDB) e Ivan Moraes (PSOL).

O presidente do colegiado, Gilberto Alves, frisou a importância do encontro e parabenizou o vereador Ivan Moraes pela iniciativa. “Sabemos das dificuldades encontradas nas grandes metrópoles. Foi uma boa iniciativa de Ivan Moraes e considero valoroso saber que a Casa tem sido objeto de discussão por grupos cobrando uma medida pró ativa. Recebemos vocês de braços abertos e a Comissão será uma parceira de todos”.

O vice-presidente, vereador Jayme Asfora, demonstrou preocupação em relação ao anexo da Casa. “No anexo não existe elevador, a escada é íngreme e impede a subida de qualquer cadeirante. Já fiz um pedido para a colocação de um elevador e renovarei este pedido à Mesa Diretora. Considero fundamental a participação de todos nesta reunião”.

O vereador Ivan Moraes elencou as 10 sugestões contidas num documento entregue ao grupo e que será direcionado à Comissão Executiva. “Entre elas, adequação nos corrimões, sinalizações sonoras no estacionamento da Câmara, implantação de vagas de estacionamento para gestantes e deficientes, retirada de orelhão obsoleto, implantação de rotas acessíveis, rampa de acesso ao plenarinho”.

Presente no encontro, Manuel Aguiar, do Observatório do Recife, destacou o trabalho realizado pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. “É muito positivo o Recife ter esta Comissão para discutir as questões da cidade. Somos 481 mil pessoas com necessidades específicas no Recife”.

No final do encontro, Gilberto Alves enalteceu a importância do diálogo e da militância do grupo. “Existe uma dívida muito grande da cidade e é preciso um amplo debate, discutir com serenidade tanto na base aliada quanto na oposição, e escutarmos vários setores. Temos o papel fundamental de construir o melhor para o cidadão. Essa militância de vocês nos anima e institui um grande debate nesta Casa e vamos encaminhar o documento à Comissão Executiva”.

Em 14.03.17 às 19h15.