Comissão recebe professores concursados

Durante a reunião plenária desta quarta-feira, 23, uma comissão de vereadores foi formada a pedido do vereador Carlos Gueiros (PTB) para intermediar o pleito de professores aprovados no concurso de 2011. Os profissionais alegam que foram classificados no concurso e, hoje, alguns têm contrato temporário com a Secretaria de Educação. No final da reunião plenária, um grupo de professores foi recebido pelos vereadores Carlos Gueiros, Felipe Francismar (PSB), Eurico Freire (PV), Henrique Leite (PT) e Michele Collins (PP).

Segundo os professores, o concurso realizado pela prefeitura em 2011 previa a contratação de 650 profissionais. Até o momento, já foram efetivados mais de 1.400, mesmo assim, eles afirmam que existem cadeiras vagas e que poderiam ser preenchidas efetivando os temporários. “Viemos pedir o apoio dos vereadores nessa questão, pois temos acompanhado através do Diário Oficial e, além dele, verificamos na prática que surgiram muitas cadeiras vagas e não entendemos o motivo da demora em nos chamar”, afirmou Cherline Rocha, presidente da comissão de professores aprovados no concurso.

“Os profissionais foram classificados no concurso e entendem que, embora a prefeitura já tenha chamado um número bem superior do que o informado no edital do concurso, ainda existem classificados e eles querem ser chamados, pois ainda há vagas. Então, eles entendem que, se existem essas vagas ocupadas por professores contratados, elas devem ser ocupadas pelos professores que foram aprovados no concurso”, disse o vereador Carlos Gueiros.

Outra preocupação dos professores é com o vencimento do concurso. “Em fevereiro termina o prazo e quem foi classificado e não for chamado até lá vai perder o direito e terá que se submeter a um novo concurso, se vier a ser feito posteriormente”, destacou Gueiros. A comissão de vereadores já marcou uma reunião com o secretário de Educação para amanhã, às 10h, na sede da secretaria. “Vamos levar a situação para eles e ouvir o outro lado, ver as explicações do secretário e ouvir o que ele tem a dizer. Os professores estarão juntos para ouvir”, ressaltou.

Em 23.09, às 19h02