Comissões analisam parecer conjunto ao Projeto do ITBI

As Comissões de Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça reuniram-se na tarde desta segunda, 16, para discutirem o parecer conjunto ao Projeto de Lei do Executivo (PLE 13/2013) que trata do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Na ocasião, estavam presentes os vereadores Jairo Britto (PT), Priscila Krause (DEM), Estéfano Menudo (PSB), Eurico Freire (PV), Aerto Luna (PRP), Felipe Francismar (PSB), Erivaldo Silva (PTC), Raul Jungmann (PPS) e Romerinho Jatobá (PR).

A vereadora Priscila Krause apresentou duas emendas ao projeto que tratam das alíquotas, mas foram rejeitadas nos seios das Comissões. “A parlamentar alegou que queria diminuir o percentual da alíquota de 1,8% para 1,5%. Mas as Comissões entenderam que 1,8% era considerado um valor razoável porque o contribuinte poderia pagar em 10 vezes sem juros e sem correção. Já a outra emenda de Priscila Krause previa a manutenção da alíquota de 2% nos casos em que o contribuinte proceder o pagamento após a confirmação do fato gerador (transferência da propriedade ou do domínio). Mas a Comissão optou pelo valor de 3%, uma taxa já aplicada em todas as capitais brasileiras”, disse o vereador Jairo Britto, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. O parecer seguirá para a votação no Plenário até o final de setembro.

Após a reunião conjunta dos grupos, a Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Aerto Luna (PRP), prosseguiu com os trabalhos, discutindo três Projetos de Lei do Executivo: 29/2013 que trata sobre o protesto de débito tributário e não tributário (retirado de pauta); 33/2013 sobre o abono especial a ser concedido ao professor I em regência de classe na rede municipal de ensino (aprovado) e o 13/2013 que discutiu sobre o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (aprovado).

Em 16.09.2013 às 19h46.