Comissões debatem projeto sobre aumento dos servidores

As Comissões de Finanças e Legislação e Justiça realizaram uma reunião extraordinária na tarde desta segunda, 30, para discutir com as categorias de saúde, assistência social e educação o projeto de lei do Executivo (PLE 020/2014) que trata dos vencimentos dos servidores municipais. O encontro aconteceu na Sala de Comissões, hoje (30) e durou quase 3 horas.

Estiveram presentes os vereadores Priscila Krause (DEM); Aline Mariano (PSDB); Jairo Britto (PT), Henrique Leite (PT), Aerto Luna (PRP), Gilberto Alves (PTN), André Régis (PSDB), Felipe Francismar (PSB), Erivaldo da Silva (PTC), Luiz Eustáquio (PT) e o presidente da Câmara,Vicente André Gomes (PSB). Além dos parlamentares, a prefeitura foi representada pelo secretário de Administração, Marconi Muzio; o secretário executivo Joaquim Pinto e a gerente geral da folha de pagamento, Ana Rita Dantas.

Priscila Krause enfatizou a importância dos debates serem realizados na Casa de José Mariano com as categorias. “Vamos tirar todas as dúvidas para termos elementos em relação ao projeto. É costume da Casa ser um local para tentativas de acordo. As reuniões estão sendo realizadas sempre com a presença dos servidores. Quero escutar a prefeitura e, num momento adequado, os servidores terão voz”. Já Gilberto Alves adiantou que as discussões foram articuladas e que alguns pontos de negociação foram aceitos pelas categorias. “Esse projeto de lei é fruto de um grande debate depois de um longo processo. Sempre deixamos claro que a gente fizesse discussões sempre que necessárias”, disse.

Marconi Muzio lamentou a retirada de assinaturas para a proposta de 10,25% de aumento e frisou que as negociações são estudadas tecnicamente. “Causou estranheza a retirada de assinaturas das categorias que apoiavam o aumento de 5% em novembro e 5,25% em janeiro de 2015. Acho que tudo foi muito claro quando elaboramos a proposta. Também foi sugerido -e acertado- o reajuste no vale refeição. Enfim, concessões foram feitas e quero deixar claro que as argumentações com cada categoria foram embasadas tecnicamente. Chegamos num limite máximo e é preciso que a Prefeitura tenha prudência nesses gastos. Foi um encontro bastante positivo. Desde abril do ano passado acontecem reuniões nas mesas geral e setorial.  Hoje pudemos tirar algumas dúvidas e um ponto importante acordado é o de que no segundo semestre de cada ano a mesa de negociações tratará dos reajustes do ano seguinte ”, disse.

O presidente da Comissão de Finanças, vereador Jairo Britto, pontuou o papel do vereador diante das negociações e destacou falou sobre o acordo firmado entre o secretário e os servidores para tratar de possíveis negociações setoriais. “A função do vereador é o de buscar negociar com a população o melhor. Um índice maior é difícil e algumas negociações setoriais estão abertas. Ficou acertada uma conversa extra para tentar avançar nas questões de cada categoria. É um passo muito importante para todos e todas”, disse.

No final da reunião, o vereador Aerto Luna propôs que amanhã (1) fosse agendado um novo encontro com os servidores. “Sugiro a realização de uma nova reunião, às 10h, na Sala das Comissões com representantes de cada categoria para continuarmos os debates”, disse.

Em 30.06.14 às 20h44.