Comissões permanentes tomam posse esta semana

Das 12 comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, quatro vão ser instaladas esta semana, para dar pose aos novos membros, presidentes e vices. Todos os projetos de lei que tramitam na Casa de José Mariano necessariamente passam pelas comissões, que também são fundamentais para fortalecer as proposições dos vereadores ou as de origem do Poder Executivo. Na semana passada, tomou posse a de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB).

Nesta terça-feira, 8, às 11 horas, toma posse a Comissão de Desenvolvimento Econômico. Na quarta-feira, 9, no mesmo horário, os vereadores instalam a Comissão de Legislação e Justiça. Na quinta-feira, 10, acontecem as reuniões de instalação das Comissões de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, e Direitos Humanos.  “Todas têm caráter opinativo, mas só o plenário é deliberativo por ser soberano de acordo com o regimento interno. Elas estão dando posse aos seus membros, definindo presidente e vice, pois o presidente da casa já autorizou o envio das proposições para emissão de pareceres”, explicou Paulo Rogério Nascimento, assessor legislativo.

 

Depois de instaladas, as comissões devem definir o calendário de reuniões ordinárias. A composição das comissões obedece à relação de parlamentares publicada no Diário Oficial do dia 4 de janeiro conforme indicação dos partidos. Fazem parte da Comissão de Desenvolvimento Econômico como membros efetivos os vereadores Múcio Magalhães (PT), Jairo Brito (PHS) e Alexandre Lacerda (PTC). Os suplentes são os vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Sérgio Magalhães (PTC) que assumiu a vaga deixada por Roberto Teixeira (PP).

 

A Comissão de Legislação e Justiça é formada pelos vereadores Marília Arraes (PSB), Alfredo Santana (PRB), Múcio Magalhães (PT), Priscila Krause (DEM) e Alfredo Mariano (PSDC). Os suplentes são os vereadores Jairo Brito (PHS) e Vicente André Gomes (PC do B). Na Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito são membros efetivos os vereadores Romildo Gomes (DEM), Josenildo Sinésio (PT) e André Ferreira (PMDB). Já os vereadores Osmar Ricardo (PT) e Carlos Gueiros (PTB) são os suplentes. A Comissão de Diretos Humanos, do Contribuinte, do Consumidor, Apoio Comunitário e da Criança e do Adolescente é composta pelos vereadores Aline Mariano (PSDB), Jadeval de Lima (PTN) e Marcos di Bria (PTC), (membros efetivos). Estefano Menudo (PHS) e Doutora Vera Lopes (PPS), (suplentes).

 

07.02.2011, às 10h35.