Conad discute marco regulatório de comunidades terapêuticas

Para participar de discussões sobre o marco regulatório das comunidades terapêuticas no país, proposto pelo governo federal, a vereadora Michele Collins (PP), disse hoje na Câmara do Recife, que vai participar em Brasília de encontros sobre o tema. “Vou estar presente a uma reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) onde os debates acontecerão”.

Michele ressaltou que o governo federal tem abraçado a causa das comunidades terapêuticas, fundamentais, segundo ela, na recuperação de drogados. “Organismos como os Capes acolhem drogados por 24 horas, mas a recuperação daqueles que querem se tratar tem acontecido nas comunidades. O governo federal tem ajudado nessa caminhada”.

A vereadora frisou que o programa estadual Todos com a Nota fez arrecadação para as comunidades, mas a repasse ainda não foi feito. Ela pediu que os responsáveis pelo programa agilizem o repasse, importante para que mais pessoas sejam acolhidas e tratadas. Michele destacou ainda o lançamento do projeto Recuperando Vidas por Jesus. Ela disse que há também um abaixo-assinado contra a legalização das drogas no país. “O Brasil está caminhando no sentido de legalizar drogas, como bem mostram as marchas pela legalização da maconha, como a que aconteceu em Recife neste final de semana. Por isso o abaixo-assinado contra. As pessoas abordadas nas ruas se colocam contrárias à legalização. A maioria não quer”.

Ela aproveitou para parabenizar a Prefeitura do Recife pelo lançamento da campanha 30 segundos contra o crack, composto de diversos vídeos mostrando os malefícios da droga. “Esta é a primeira ação efetiva da PCR desde o lançamento em novembro passado do Plano Municipal de Combate às Drogas e ao Crack ”.

Já Osmar Ricardo (PT) disse que não só apoia a Marcha da Maconha como também a legalização da substância para fins terapêuticos. Lembrou que já realizou diversos eventos, como audiências públicas, com cientistas, pesquisadores entre outros, para discutir o tema. “Apesar de polêmico o debate é necessário. No mundo inteiro já se discute e em alguns países o uso já é permitido. Tenho coragem de vir aqui e dizer publicamente que sou a favor da legalização da maconha para fins terapêuticos”.

 

Em 5/05/2014 às 17h04