Conselho da Mulher toma posse na Câmara

O prédio da Câmara do Recife se vestiu de lilás, cor do movimento das mulheres, para receber as quarenta e oito novas integrantes do Conselho da Mulher do Recife, que tomaram posse nesta quinta-feira, 10, no plenarinho da Casa. Elas foram eleitas em agosto deste ano durante a quinta Conferência Municipal da Mulher. As conselheiras são servidoras municipais, representantes de entidades da sociedade civil e representantes da gestão municipal.

O Conselho tem como função deliberar sobre as políticas públicas, além de monitorar e fiscalizar ações da Prefeitura do Recife. O prefeito João da Costa compareceu à solenidade e o presidente da Câmara, vereador Jurandir Liberal (PT), abriu o evento. As novas conselheiras, Helena Roberta representou as servidoras, Márcia Ramos e Abgail Melo representaram as entidades civis e Marileide Cavalcanti representou a gestão na cerimônia de posse.  Elas assinaram o documento pelas outras 45, presentes ao evento.

Jurandir Liberal disse que a gestão do PT se preocupa com a radicalidade democrática e faz isso através da ampliação do número de conselhos. “Há pouco tempo não havia Conselho de Mulheres, de Idosos, da Juventude. A Casa de José Mariano tem todo interesse em garantir o funcionamento desse Conselho”.

Josineide de Menezes, do Fórum de Mulheres, ressaltou que o Conselho é um espaço de diálogo e a gestão precisa estar aberta a esse diálogo com a sociedade civil. Silvana Camurça, também do Fórum de Mulheres, disse que é um desafio fazer valer a prática dos conselhos. “No Brasil não estamos acostumadas à participação popular. Nossa gestão sempre foi centralizada”.

Joelma Santos, representante do Orçamento Participativo no Conselho de Mulheres, ressaltou que elegemos Dilma -  a presidente Dilma Rousseff – mas não resolvemos todos os problemas. “Precisamos colocar mais mulheres na Câmara do Recife, por exemplo”. Cleonice Viana, que fez parte do órgão, destacou que está saindo do Conselho, mas não está deixando a luta, pelo contrário, há muito a fazer pela frente.

Rejane Pereira, secretária Especial da Mulher, frisou que é grande o desafio de pautar políticas públicas para as mulheres tendo um conselho deliberativo, onde "podemos divergir, mas crescemos com isso". Ela disse ainda que o prefeito sancionou lei que vai ajudar na implementação de políticas para as mulheres e isso é resultado do compromisso da gestão. “Foram feitas 23 emendas ao orçamento, mas poucas mexeram com a destinação de verbas para as políticas voltadas para as mulheres. A novidade é que vamos ter o OM, que é o orçamento para as mulheres”.

O Conselho é uma entidade vinculada à Secretaria Especial da Mulher. É um órgão paritário, autônomo e com poder de decisão. Foi fundado em 2003 como uma organização permanente dirigida às mulheres para enfrentamento de discriminações e promoção da igualdade de gênero, raça, credo e orientação sexual. Entre as principais contribuições do Conselho está a elaboração do Primeiro Plano de Política para as Mulheres do Recife, reafirmado pelo Legislativo Municipal. O documento é composto por 24 propostas dentro de seis eixos temáticos, entre eles a criação da Ouvidoria da Mulher e do Comitê da Dimensão de Gênero.

Em 10.11.11, às 19h20.