Consul da Áustria recebe Medalha
De acordo com o vereador, o cônsul honorário nasceu na cidade de Areias, na Paraíba. Mas logo a família mudou-se para Alagoas. Após o falecimento do pai, ele mudou para Recife onde estudou e passou a trabalhar. Em 1970 entrou na Faculdade de Medicina. Perdeu a mãe. Fez concurso para professor de Biologia do Colégio Americano batista. Estudou na Espanha e concluiu Medicina. “A história de vida do cônsul honorário acumula diversos trabalhos. Casou, teve dois filhos, fundou a Clínica de Esthetica Multidisciplinar. Fez pós-graduação sobre envelhecimento na Romênia e na França. Participou de inúmeros congressos nos Estados Unidos, Portugal e Espanha”.
Edmar de Oliveira frisou que além de extenso curriculum, o consul honorário acumula muitos títulos, incluindo o de cidadão recifense, concedido em 2007, e cidadão pernambucano em 2008. Recentemente foi diplomado cônsul honorário da Áustria. “Por isso tudo e por sua história de vida, considero justa esta homenagem e a concessão da medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda desta Casa Legislativa”.
Quebrando o protocolo, o médico João Régis, colega e amigo do homenageado, fez questão de discursar. Ele relembrou a história do Parque 13 de Maio e todo o seu entorno cheio de histórias, onde se insere o prédio da Câmara do Recife, que abrigou antes a Escola Normal. “Enalteço José Mariano, o patrono desta Casa e que também denomina a medalha. A trajetória de vida de Francisco Assis é digna de ser relatada. Passou por muitas dificuldades ao perder os pais e se tornar responsável pela família desde muito cedo. Ele é um vencedor”.
Francisco Assis agradeceu a todos e também lembrou José Mariano. Foi mais além citando o filho do abolicionista, o poeta e escritor Olegário Mariano. “Tive uma vida de luta pela liberdade. Assumi a família aos 14 anos de idade. Vim para o Recife tentar a vida e com muita dificuldade e ajuda de meus professores terminei medicina. É emblemático receber a Medalha José Mariano, um libertador de escravos. Entendo que cada um de nós tem um pedaço de José Mariano dentro de si mesmo. Como médico liberto pessoas de doenças. Cada um pode libertar à sua maneira”.
Em 31.08.2012, às 17h24.