Conselho de Turismo do Recife realiza reunião na Câmara

O Conselho de Turismo do Recife (Conture) realizou, nesta terça-feira (06), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, a sexta reunião ordinária para empossar os 12 novos conselheiros, apresentar o Projeto Ano da Gastronomia e o Calendário Promoção Turística 2010. Na abertura da reunião, às 10h, o presidente da Câmara, vereador Múcio Magalhães (PT), que também é conselheiro, fez a saudação aos participantes e destacou a importância do encontro para o programa das ações do turismo no Recife. “Este é um conselho municipal que se reúne com regularidade, tem uma pauta concreta para o turismo e realiza debates com transparência para implementar as ações do setor. É o conselho mais eficaz em funcionamento no Recife”, elogiou.

Os novos conselheiros que tomaram posse são políticos, gestores municipais e representantes do trade turístico de Pernambuco. Como representante da Câmara Municipal do Recife, foi empossado o vereador Gilberto Alves (PTN). Além dele, tomaram posse o superintendente do Sebrae, Nilo Augusto; a promoter Tatiana Marques, representante da Abeoc; a representante do Sindetur, Sandra Lúcia Luck; José Ramos da Silva, do Senac;  Maria da Conceição Britto, secretária de Comunicação da Prefeitura do Recife; Cláudio Duarte, da secretaria de Educação, Esportes e Lazer, da PCR; Marcelo Barros, da secretaria de Finanças; Kenys Bonatti Maziero, de Serviços Públicos; Renato Braga, da Secretaria de Cultura; Nuncio Natrielli, da Abrasel e Karla Menezes, secretária de Ação Social.

“Cheguei a estudar turismo, mas me formei em direito. Esta sempre foi uma área do meu interesse. Quando tomei posse como vereador, voltei meu olhar para o turismo no Recife. Hoje, é com muita alegria que faço parte deste conselho”, disse Gilberto Alves.

Após a posse, foi apresentado o Projeto Ano da Gastronomia, cujo objetivo é valorizar a gastronomia local como importante fator na composição do produto turístico do Recife. De acordo com pesquisas de universidades, a gastronomia está entre os três maiores atrativos numa viagem de lazer. O projeto apresentado tem programação que começa a partir de maio com a Comedoria de Mercado, feirinhas típicas, e se estende por 12 meses com arena gastronômica, Recife Goumert (em hotéis), intercâmbio de chefs, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais do setor, concursos de doces e licores, além do trabalho de divulgação.

Já o Calendário de Promoção Turística 2010 “Recife Te Quer” abrange visitas a feiras de turismo no exterior em cidades como Lisboa, Berlim e Buenos Aires, e a mais de duas mil agências de turismo em todo o Brasil. Agentes que vendem o Recife como destino recebem prêmios como incentivos pelo seu trabalho. Também faz parte do Calendário de Promoção, atrair os turistas que seguem direto para as praias do litoral sul de Pernambuco.

O presidente do Conture e secretário de turismo do Recife, Samuel Oliveira, também anunciou a realização no Recife, em agosto, do Workshop – Trend, uma das maiores empresas de turismo no Brasil. “Vamos dobrar o número de leitos em hotéis no Recife até a Copa de 2014, gerando cinco mil novos empregos na cadeia produtiva do setor . Queremos consolidar a cidade como pólo gastronômico de destaque  nacional. Estamos planejando o turismo do Recife para o futuro”.

Em 06.04.10, às 12h40.