Coronel Cunha recebe Título de Cidadão do Recife

O Recife reconheceu mais um cidadão como um de seus filhos. Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o coronel Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho nasceu em João Pessoa (PB) e recebeu o Título de Cidadão do Recife nesta quinta-feira (8), na Câmara Municipal. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Antonio Luiz Neto (PTB).

Mais conhecido como coronel Cunha, o novo cidadão é efetivo do serviço de bombeiro militar há 30 anos e atua no comando geral da corporação desde 2014. Apesar de ter nascido na Paraíba, mudou-se para Pernambuco ainda na infância. No Estado, realizou seus estudos, trilhou sua carreira e constituiu família

Em seu discurso na tribuna da Casa de José Mariano, Antonio Luiz Neto citou detalhes da trajetória do homenageado, destacando conquistas de sua formação e atuação no Corpo de Bombeiros. “Membro de uma instituição reconhecida em todo o Brasil pela grande quantidade de integrantes com diferenciado preparo para o exercício de tão nobre missão, o coronel Francisco Cunha goza de ótimo conceito entre seus pares, razão maior da liderança que exerce.”

Para o vereador, o apreço pela capital pernambucana e seu desempenho como militar justificam o reconhecimento do coronel como cidadão recifense. “Meu caro coronel Cunha, sei da sua identidade com esta cidade. O Recife, na sua formação multicultural, costuma conquistar e ser conquistado. Saiba que sua vocação militar, disposta em comunhão com o seu amado Corpo de Bombeiros, deu vez à sua admissão pelo Recife.”

Após seu pronunciamento, Antonio Luiz Neto concedeu o Título de Cidadão ao coronel Cunha. No plenário, foi exibido um vídeo comemorativo dos cinco anos da gestão do comandante-geral à frente do Corpo de Bombeiros.

Ao tomar a palavra na tribuna, o coronel Manoel Cunha Filho teceu vários agradecimentos e mencionou avanços recentes implementados na corporação. Atualmente, o Corpo de Bombeiros possui 40 postos de atendimento no Estado e conta com um efetivo de 2.700 homens e mulheres. Segundo o comandante geral, entre 2015 e 2018 o índice de incêndios foi reduzido em 30% na Região Metropolitana do Recife.

“Ser homenageado com o honroso título no ano em que completo 30 anos de efetivo serviço de bombeiro militar, cinco anos de gestão como comandante geral da minha amada corporação e 50 anos de idade é um grande presente que entendo ser fruto de muita dedicação e trabalho a Pernambuco e, em especial, à capital do nosso Estado”, disse o coronel.

A reunião solene de entrega do Título foi conduzida pelo presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB). Além dele, compuseram a mesa do evento o secretário-executivo de Defesa Civil de Pernambuco, o coronel Lamartine Gomes Barbosa, e o corregedor-geral adjunto da Secretaria de Defesa Social, o coronel Clóvis Ramalho.

 

 

Em 08.08.2019, às 17h56

registrado em: antonio luiz neto