Corpo de João Silva é velado na Câmara

O corpo do poeta e compositor João Leocádio Silva, mais conhecido como João Silva, está sendo velado no plenário da Câmara Municipal do Recife, neste sábado, 07, e seguirá no início da manhã de domingo para a cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, onde será sepultado. O artista foi parceiro de Luiz Gonzaga e, pela sua vasta herança artística com mais de duas mil composições, foi agraciado com o registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. A Câmara também reconheceu o seu talento, concedendo-lhe o Título de Cidadão do Recife no ano de 2009.

  João Silva tinha 78 anos e  foi encontrado morto, na sexta-feira (6), no quarto do apartamento onde morava em Boa Viagem.  De acordo com a declaração de óbito emitida pela equipe do Instituto de Medicina Legal (IML),  morreu em virtude de uma “hemorragia interna do abdome devido a um aneurisma de aorta abdominal”. 

 De família humilde, o compositor nasceu  no dia 16 de agosto de 1935, em Arcoverde, sendo o mais novo dos  quatro filhos. Com nove anos de idade, teve início a sua paixão musical estimulada por um  de seus tios. No Recife tentou a vida artística até o ano de 1958, tendo se apresentado  na “Domingueiras”, na Rádio Clube de Pernambuco e no Programa de Valter Lins.

Resolveu  ir para o Rio de Janeiro e  lá deu início a  carreira artística nos programas de rádios famosas.  Conheceu vários cantores e cantoras, compôs para eles e, finalmente foi apresentado ao mestre Luiz Gonzaga, futuro parceiro da música sertaneja, o qual gravou inúmeros sucessos de sua autoria, a exemplo de:  Pagode Russo, Danado de Bom, Deixa a Tanga Voar, Umbuzeiro da Saudade, Arcoverde Meu, Forró de Cabo a Rabo, Viva Meu Padim, De Fi A Pavi, Aí Tem, Uma Pra Mim Uma Pra Tu, Sanfoninha Choradeira, Nem Se Despediu De Mim, entre outras.  Muitas de suas  composições também foram gravadas por famosos intérpretes como Ney Matogrosso, Núbia Lafayette e Elba Ramalho.

Em 07.12.13, às 19h