Criador do Baile do Menino Deus recebe Título de cidadão

O médico, dramaturgo, cineasta, poeta, romancista, Ronaldo Correia de Brito, cearense de nascimento, recebeu na tarde desta quinta-feira 29, o Título de Cidadão do Recife concedido pelo vereador Gilberto Alves (PTN). Entre tantas criações ele é autor do Baile do Menino Deus, auto de Natal encenado no Marco Zero, atraindo mais de 70 mil pessoas. A peça também é encenada em mais de cem cidades brasileiras.

Gilberto Alves ressaltou que a Câmara reconhecia com esta solenidade um dos autores mais importantes de nossa cultura. “A produção de Ronaldo Correia de Brito é tão fecunda que seria difícil listar. A história que ele conta sobre sua própria vida no sertão do Ceará, um dos mais inóspitos do país, revela que o pai dele prometeu que os filhos seriam médicos, advogados e militatres, a terra não tinha mais nada para dar”. E foi na Faculdade de Medicina da UFPE que ele fortaleceu a veia cultural. Começou a fazer documentários exibidos na TV Universitária.

Ronaldo Correia de Brito contou a trajetória dele até o Recife. Lembrou da história que a avo contava sobre três irmãos que saíram de casa e o pai perguntava se queriam muito dinheiro sem sua benção ou pouco com a benção, e só mais o novo preferiu a benção e se deu bem, como ele próprio. “Lembro de meu filho quando foi para Londres e voltou do embarque para pedir minha benção”.

Ele disse que carregava o sentimento de que não pertence a nenhum lugar, mas Recife é seu lugar desde que chegou. “Como o judeu, o não pertencimento nunca me deixou, mas reconheço que o Recife tomou conta de mim, como nos versos de Antônio Maria: Sou do Recife com orgulho e com saudade, sou do Recife com vontade de chorar”. Para ele, as pessoas são que fazem a cidade. Todos nós amamos o Recife

 

Em 02.09.2013 ás 18h30