Criar o Dia das Pontes é proposta de projeto de lei
O vereador Wanderson Florêncio disse que estava apresentando este projeto de lei porque pensar o Recife remete às águas dos rios Capibaribe e Beberibe “que inspiraram famosos poetas, como Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto. É pensar, em decorrência, em suas pontes que entrelaçam o centro histórico da Veneza brasileira. A relação do Recife com sua rede fluvial é intensa”.
São numerosas as pontes que formam a paisagem urbana e são elas que motivaram o projeto de lei. Da história delas, destacam-se a Ponte Maurício de Nassau, que já foi denominada Ponte do Recife até o ano de 1865. Ela liga o bairro de Santo Antônio ao bairro do Recife Antigo. Além dela, há a ponte Princesa Isabel, inaugurada em 1863, e que foi a primeira ponte em ferro da cidade.
A ponte Seis de Março, conhecida também como Ponte Velha, liga o bairro de São José ao Cais José Mariano, no bairro da Boa Vista. A Duarte Coelho interliga duas avenidas, a Guararapes e a Conde Boa Vista. Atendia aos serviços ferroviários, inaugurados em 1868, que se estendiam até o subúrbio de Caxangá. Foi construída em concreto armado em 1943.
A de Limoeiro interliga a Avenida Norte ao Cais do Apolo, no bairro do Recife. Datada de 1881, serviu ao trem que saía da velha estação do bairro do Brum. Hoje é de concreto armado. A da Boa Vista foi concluída no ano de 1644, e está localizada entre as ruas Nova, em Santo Antonio e Imperatriz, na Boa Vista. Foi adquirida na Inglaterra pelo Governador da Província Henrique Lucena, que viria a se tornar o Barão de Lucena.
A Ponte Buarque de Macedo é a mais extensa do centro do Recife, e foi concluída em 1890. Liga a Praça da República, em Santo Antônio, à Avenida Rio Branco, no bairro do Recife. A 12 de Setembro, ainda chamada de Ponte Giratória, por ser originalmente móvel, une o Cais da Alfandega, no bairro do Recife ao Cais de Santa Rita, em São José. Foi construída no ano de 1923 e substituída por uma estrutura fixa em 1971.
Em 08.01.2018, às 10h.