Daniel Coelho questiona mudança em quadro do Samu

A substituição do quadro de radioperadores do Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Recife, foi tema do pronunciamento do vereador Daniel Coelho (PV) na tarde desta segunda-feira (12). O parlamentar recebeu denúncias de que os 21 servidores da Prefeitura que ocupavam o cargo desde a criação do serviço foram relocados para outras funções, abrindo espaço para a contratação de funcionários terceirizados. “O mais grave é que parte dos escolhidos teria grau de parentesco com gerentes e diretores da Secretaria de Saúde. Temos que investigar o motivo do afastamento e confirmar esta denúncia”.

Os radioperadores são responsáveis por atender as chamadas da população e encaminhar o atendimento das ambulâncias. Apesar de serem concursados com auxiliares administrativos, alguns funcionários estavam há 13 anos na função. Agora eles foram devolvidos aos cargos de origem. Os vereadores Jurandir Liberal (PT) e Aline Mariano (PSDB) se colocaram à disposição para apurar a denúncia. “Devemos marcar uma reunião com o secretário Gustavo Couto para saber se ele está ciente do fato. Se for preciso, comunicamos ao Ministério Público. É importante, a partir desta denúncia, investigar o que, de fato, está acontecendo”, sugeriu Aline.

 

Josenildo Sinesio (PT), líder do governo, explicou que a mudança aconteceu para garantir que não haja desvio de função. “O governo não pode permitir que um servidor contratado para determinada função, esteja locado em outra. Isso é uma ação comum, acompanhada pelo próprio Ministério Público. Vamos investigar se existe grau de parentesco com as novas contratações, se for verdade, as providências serão tomadas assim que o secretário ou o prefeito souberem”, garantiu.

 

Para o vice-líder do governo, Inácio Neto (PTN), a mudança é apropriada e teria sido autorizada pelo secretário Gustavo Couto. “Eles eram agentes administrativos quando o Samu foi criado, e acabaram sendo locados para esta função. Mas, buscando um melhor atendimento ao público, os servidores foram relocados para sua função anterior e substituídos por um quadro melhor qualificado”.

 

O vereador Daniel Coelho encaminhou à Prefeitura do Recife um pedido de informação solicitando as razões da mudança e o nome dos 21 funcionários terceirizados que estão substituindo o quadro de servidores.

Em 12.04.10, às 16h45.