Davi Muniz afirma que Aerto Luna pedirá vistas de Substitutivo

O vereador Davi Muniz (PATRI) anunciou que se o Substitutivo ao projeto de lei 11/2018, do Poder Executivo, for colocado na ordem do dia para ser votado, a tendência é que outro vereador, Aerto Luna (PRP), peça vistas da matéria. Trata-se de um mecanismo previsto no Regimento Interno que serve para que os parlamentares examinem melhor a matéria antes de ela ser votada definitivamente. “Quero dizer que nesta questão dos aplicativos, em não tenho um lado. Mas estou preocupado é com a mobilidade do Recife, que a cada dia está pior”, afirmou, em reunião ordinária desta quarta-feira (14).

Apesar de o pedido de vistas ser uma prerrogativa dos vereadores, nenhum parlamentar da casa, de acordo com o mesmo Regimento Interno, pode pedir vistas para esta matéria porque ela já está em discussão há mais de 60 dias na Câmara. O Substitutivo dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais no município do Recife. Davi Muniz lembrou que as comissões de Legislação e Justiça e de Acessibilidade e Mobilidade Urbana já rejeitaram uma emenda aditiva proposta por Aerto Luna.  A emenda determinava que a Prefeitura Municipal adotasse o congelamento no número de carros que trabalham com aplicativos, no prazo de um ano, para permitir a realização de um estudo de impacto desses carros na mobilidade do Recife.

“Hoje eu levei uma hora e meia, de carro, indo da Várzea para a Prefeitura do Recife. A mobilidade está muito ruim. Mas, o que se enxerga é o interesse financeiro de empresários que querem lançar aplicativos novos. Recentemente surgiu mais um, o Vapt Vupt. Eu acho que se é permitido mais carros com aplicativos por que a Prefeitura não aumenta também o número de licenciamento para os táxis?”, questionou. Ele lembrou que todos os tipos de transporte – escolar, complementar, táxi – funcionam em número limitado. “Menos os carros com aplicativos”, afirmou.


Em 14.11.2018, às 11h15.

registrado em: davi muniz