Decano da Câmara fez as homenagens ao Recife
Liberato Costa Júnior disse que o Recife é sem sombra de dúvida a capital mais importante da história brasileira. Mas, segundo ele, não tinha uma data precisa para celebrar sua constituição. “Foram feitas medições que tinham como marco o Farol de Olinda. Nesta ocasião foi realizada a delimitação”.
O parlamentar ressaltou que fez um requerimento ao Instituto Histórico de Pernambuco e depois um projeto de lei instituindo o dia 12 de março como a data da fundação do Recife, de modo que a cidade tivesse um dia para comemorar. Na época, lembra Liberato Costa Júnior, o então prefeito Augusto Liucena e diversos vereadores oposicionistas fizeram uma minuta modificando o projeto. “Eles me deram uma rasteira, foi muito deselegante porque tirou de mim o patrocínio de ter instituido oficialmente a data de fundação do Recife. A mensagem dele foi aprovada, mas todos sabem que a instituição da data do aniversário da cidade é de minha autoria”.
Liberato Costa Júnior lembrou a todos que o Recife em termos de história é uma das mais importantes capitais do país. “O Recife e sua história são um libelo à vida brasileira”. Diversos vereadores abriram mão de seus pronunciamentos sobre o aniversário do Recife em favor do decano da Casa fazer as homenagens.
Em 12.03.2012, às 18h01