Decano vai receber Medalha José Mariano

No ano em que a Câmara do Recife comemora os cem anos da morte de seu patrono José Mariano, a Comissão Executiva da Casa concedeu por unanimidade, através de um Projeto de Decreto Legislativo, a sua maior comenda, a Medalha do Mérito José Mariano, ao vereador decano Liberato Costa Júnior (PMDB), que já acumula 11 legislaturas.

O presidente da Câmara, vereador Jurandir Liberal (PT), anunciou na tarde desta segunda-feira 27 a homenagem, que será feita em data ainda a ser marcada. Ele lembrou que a Comissão Executiva representa toda a Casa e todos os seus 37 parlamentares que assinaram a proposição da outorga a Liberato Costa Junior. Aos 94 anos de idade, trabalhando todos os dias, o decano agradeceu a homenagem afirmando que só havia um adjetivo para classificar a deferência: “Estou encantado”.

Jurandir Liberal frisou que homenagear  Liberato Costa Jùnior , um amante da cidade e que tanto já fez por ela, valorizava mais ainda a Medalha do Mérito José Mariano. A fila de apartes para parebenizar o decano foi uma das mais longas que a Casa já viu. Entre eles o vereador Inácio Neto (PSB) que elogiou o gesto da Comissão Executiva. “Sou o vereador homem mais jovem da cidade e tenho aprendido muito com Liberato Costa Júnior”.

Luiz Eustáquio (PT), líder do governo, ressaltou a justa homenagem que a Casa fará ao que ele classificou como grande homem público. “Recife tem em sua Câmara um dos homens mais brilhantes do país”.

Aline Marinao (PSDB) lembrou que Liberato Costa Júnior tem serviços prestados à cidade. “Ele é nosso professor e por isso tenho muito orgulho de conviver com ele”. Marcos Menezes (DEM) frisou que era muito justa esta homenagem  a um homem que já tinha 11 mandatos de serviços prestados. “Ele é uma figura unânime nesta Casa”. 

Josenildo Sinesio (PT) disse que a homanagem vai deixar Liberato Costa Júnior muito feliz. “Um dos meus desafios foi ser líder do governo nesta Casa, mas recorri a ele nos momentos difíceis e tive sua ajuda. Aprendi muito com ele”.

Priscila Krause (DEM), a quem Liberato Costa Júnior chama carinhosamente de minha pupila, parabenixou a todos os vereadopres por se associarem a esta homenagem, a um homem que faz parte da história dessa cidade, a quem ele chama de amante. Rogerio de Lucca (PSL) ressaltou que Liberrato Costa Júnior é um verdadeiro marco na política da cidade. “Ele faz política com honra e ética”.

Marília Arraes (PSB) disseque era um orgulho fazer parte dessa Casa e compartilhar com o decano este mandato. “Ele foi amigo de meu avô, Miguel Arraes, e de meu primo, governador Eduardo Campos. É uma honra”.  Sérgio Magalhães  (PSD)  afirmou que falava em nome dele e de seu partido. “Desde 1980 que aprendo com ele sobre a história da cidade. Ele fez opção pela municipalidade, mas podia ter tido qualquer mandato”.

João Arraes  (PSB) afirmou que era uma satisfação ver o desejo de todos os vereadores da Casa ser realizado ao homenagear seu decano, um político da melhor qualidade. Vicente André Gomes (PSB) afirmou que tudo que aprendeu  aqui na Câmara foi com Liberato Costa Júnior. “No Congresso Federal convivi com Ulysses Guimarães, político a quem comparo o nosso decano. Ele dignifica a nossa cidade do Recife”. 

Jairo Britto (PT) ressaltou que Liberato Costa Júnior fala de qualquer assunto que se refira ao Recife. “Ninguém conhece esta cidade melhor do que ele, uma referência para todos nós”. Maré Malta (PSD) enfatizou que o decano é um exemplo para todos e André Ferreira (PMDB)  ressaltou o orgulho de fazer parte do mesmo partido que Liberato Costa Júnior, o PMDB. “Sempre que necessito peço a ele orientação”.

Em 27.02.2012, às 20h12.